Ricardo Banana

Projeto de Lei da vereadora Maria Elena quer punir quem maltrata animais em Petrolina

Previsto para entrar na pauta da sessão legislativa da Câmara de Petrolina desta quinta, 24, o projeto de lei da vereadora Maria Elena de Alencar, do PRTB de Petrolina-PE, visa estabelecer sanções e penalidades, a quem praticar maus-tratos a animais. Em sua justificava, a vereadora afirma que o Projeto vai ao encontro do que preceitua a Carta Magna, no artigo 225, § 1º, VII.

Segundo a explicação do referido dispositivo constitucional “é dever do Estado e da coletividade zelar pelos animais e, ao mesmo tempo, impedir práticas que os submetam a crueldade”. Portanto, acrescenta a parlamentar petrolinense, o reconhecimento e o regramento das necessidades e convívio do animal com a comunidade atende ao disposto na Lei Maior.

“Deixar um animal sem o acesso ao atendimento de suas necessidades, tais como a alimentação e abrigo, configura-se ato de crueldade. Cabe ao Poder Público, com a participação da sociedade civil, o atendimento a estes direitos que lhes são inerentes e, tanto quanto, o cumprimento dos deveres para com eles, que é o de lhes prover a saúde e o bem-estar”, argumentou Elena.

A vereadora frisa que combater maus tratos no município é uma questão de utilidade, interesse e saúde pública. “Diariamente temos notícias de atos de maus-tratos e crueldades aos animais. Cachorros são queimados vivos, envenenados, mutilados, abandonados, presos por muito tempo sem alimentos e contato com seus tutores. Animais são mantidos em lugares impróprios e anti-higiênicos, sofrendo agressão física, covarde e exagerada. Cavalos são explorados até o limite de suas forças e muitas vezes abandonados agonizando em via pública. Precisamos conscientizar a população que maltratar animais é crime”, destacou Maria Elena.

Compartilhe: