Cabrobó promove encerramento do Concurso ‘Ler Bem’

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A cidade de Cabrobó, no Sertão do São Francisco,  promoveu o encerramento da fase municipal da 8ª edição do Concurso Ler Bem, promovido anualmente pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), com realização da Prefeitura Municipal através do apoio da Secretaria de Educação.
A grande campeã que irá representar Cabrobó na fase regional foi a aluna da Escola Jornalista Assis Chateaubriand, Ana Beatriz Oliveira de Souza Novaes. Em sua apresentação, ela ressaltou que ama ler e a leitura a faz viajar no mundo da imaginação.
O projeto envolve os estudantes com idade até 10 anos, matriculados no 4º ano do ensino fundamental I da Rede Pública, zona Urbana e Rural, cujo objetivo é desenvolver nas crianças o hábito da leitura.
“Nosso município aderiu a esta iniciativa que numa perspectiva de disputa saudável, os estudantes seguiram alguns aspectos específicos da comunicação oral”, explicou Lorenna Sampaio, secretária da Educação de Cabrobó.
Segundo Lorena, foram analisados critérios como espontaneidade, entonação da voz e aplicação das pausas necessárias pela pontuação. Antes de chegarem a etapa final do Concurso Ler Bem, os candidatos foram submetidos a etapas classificatórias em suas respectivas escolas, por comissões julgadoras formadas por gestores e educadores.
“Sob o olhar educador das gerentes Elisângela Nascimento de Souza e Francilene Pires de Sá, tivemos 21 escolas entre urbanas e rurais participantes do Concurso Ler Bem. Os estudantes passaram por um processo classificatório onde todos foram vencedores, mas apenas um foi selecionado e considerado o campeão que irá representar o município na segunda fase no Polo Regional Salgueiro”, acrescentou a secretária.
Lorenna Sampaio, ressalta que sem o apoio do Governo Municipal e algumas empresas de Cabrobó, “nossos parceiros e colaboradores, não seria possível realizar essa premiação”. Ela ainda afirma que são ações desse tipo que incentivam os estudantes a praticarem a leitura e a escrita e o munícipio não tem medido esforços para que  essas práticas sejam concretizadas.
“Queremos agradecer a esses amigos que foram nossos parceiros e junto conosco fizeram esse momento acontecer” , enfatizou a titular da Educaçäo em Cabrobó.
Foram apoiadores do concurso empresas como os Postos Limarques, ST Agronegócios, C Novaes Setor Financeiro, Posto Valdivino, Aquarela móveis e Premolaje.

Related Posts