Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do HDM/IMIP realiza “Click Dourado”

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Quase todo mundo já ouviu falar dos ensaios newborn, que são as fotos feitas dos recém-nascidos nos primeiros dias de vida. Quando o bebê nasce prematuro (antes de completar 37 semanas de gestação), esse tipo de fotografia produzida fica praticamente impossível, pois as crianças costumam ficar em internamento hospitalar por um bom período de tempo (podendo chegar a três meses ou mais). A própria condição de saúde do prematuro dificulta a possibilidade do ensaio, já que eles são mais frágeis.

Quase que a totalidade dessas mães perde o registro dos primeiros momentos de vida do bebê, o que às vezes acaba sendo muito frustrante para a família. Para mudar essa realidade, a equipe do Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do Hospital Dom Malan/IMIP resolveu fazer o que parecia impossível: um ensaio newborn dentro do próprio hospital. O projeto foi batizado de “Click Dourado” e será revelado em uma exposição que acontecerá no HDM, durante o mês de agosto, na Semana Mundial do Aleitamento Materno.

As fotos foram feitas na última sexta-feira (20), em um estúdio improvisado no Alojamento Canguru. Todos os cuidados foram tomados, inclusive a equipe de fotógrafas providenciou mantas, cobertores e toucas para que os bebês pudessem se sentir abraçados e seguros. Até um equipamento capaz de produzir o mesmo som que eles escutam no útero da mãe fez parte do cenário, montado adequadamente para as circunstâncias.  

O ensaio foi dirigido por Denise Brecci, farmacêutica do HDM e fotógrafa. Ela contou com a parceria de duas profissionais: Jéssica Carla e Thatiane Jatobá, que fazem parte de um grupo de fotógrafos de Petrolina e Juazeiro. “Sempre tive essa vontade de fazer fotos dentro do hospital e achei incrível a oportunidade de fotografar os prematuros porque pra mim eles são guerreiros que lutam com muita força de vontade pela vida. Por outro lado temos as mães totalmente dedicadas a esses bebês. Então, é muito bom poder contar essa história tão bonita por meio de fotos. Compartilhei a ideia do projeto no grupo e oito pessoas se interessaram”, relata.

Com a autorização da direção do hospital, três profissionais participaram desse primeiro momento e os demais registrarão o Mamaço, que acontecerá dia 24 de agosto. A exposição será especificamente nessa data. “Além de expormos vamos presentear as mães com as impressões. Trabalho com fotografia há três anos e sempre busco fazer algum trabalho voluntário. Me coloco no lugar de outras mães que não tem essa oportunidade, seja pela questão financeira ou por outros motivos, e entendo a importância dessa ação”, justifica.

A idealizadora do GAMP, Juliana Benevides, acredita que esse tenha sido o momento mais emocionante do grupo até agora. “A gente fica feliz de fazer o que muitos acham que é impossível. Quase todo mundo que esteve presente chorou. Foi um momento muito especial e nós só temos a agradecer”, confessou. “A gente também não pode deixar de reconhecer a confiança do hospital, da equipe, das mães e das voluntárias que apostaram no projeto”, acrescentou também citando as maquiadoras Joseane Macedo e Vanessa Kikuti.

Ninguém melhor para avaliar o ensaio newborn do que as mães. Deuselita de Souza, de 21 anos, deu à luz a Rebeca de Souza Araújo, no dia 05 de junho com 31 semanas e dois dias de gestação. Ela não conteve as lágrimas e resumiu tudo em uma palavra: “realização”.

Ascom

Related Posts