Uma boa notícia aos 147 agricultores familiares de Petrolina que estavam sem receber o Garantia- Safra relativo ao período 2016/2017: a prefeitura informa que as parcelas do seguro, que estavam em atraso devido a um problema cadastral, serão liberadas a partir do dia 20 de agosto, conforme portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O pagamento do benefício será feito através da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário. 21 agricultores receberão o valor de R$ 1. 700 (o que compreende a safra de 2016/2017) e os outros 126 agricultores vão receber R$ 850 referentes à safra de 2017.
O Garantia-Safra é uma ação voltada para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, o pagamento só está sendo feito após muita cobrança junto ao (MDA). “A gestão municipal está atenta e tem trabalhado de forma a atender todos os agricultores, solucionando o mais breve possível os problemas cadastrais junto ao Ministério”, disse o secretário.
Em Petrolina, o Garantia-Safra é operacionalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, por meio de várias ações. Entre elas estão o recebimento de inscrições, a emissão dos laudos técnicos de verificação do plantio e de casos onde há perdas. Além disso, a secretaria apoia a divulgação do programa.
Para outras informações, os agricultores devem se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Agrário que fica localizada, na Avenida Honorato Viana, 980 “A”, bairro Gercino Coelho (próximo a UPA).
Ascom