O Grupo de Apoio às Mães de Prematuros (GAMP) do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está dando continuidade às comemorações do “Agosto Dourado” – que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A nova programação teve início na sexta-feira (17), com um momento de informação e cuidado.
Inicialmente, a equipe do GAMP visitou alguns setores do hospital distribuindo folders informativos e os laços dourados (símbolo da campanha), promovendo em educação em saúde e ressaltando os benefícios do aleitamento materno.
Em seguida, a psicóloga clínica Hortência Oliveira Lima realizou um exercício de cuidado com as mães. “Vim a convite da psicóloga do HDM, Jéssica Melo, e decidi trazer um pouco da minha prática Psico-Corporal, já que trabalho com análise bioenergética. Dessa forma conseguimos mexer com o corpo, mente e emoções”, esclarece.
De acordo com a profissional, as mães de prematuros que vivem essas situações de confinamento e incerteza ficam mais vulneráveis. “É bem difícil e o momento exige delas muita paciência e força. Por isso, o grupo precisa se fortalecer não apenas enquanto unidade, mas como coletivo. O que tentamos hoje foi desenvolver o autocuidado, a empatia entre essas mães e o compartilhar”, revela.
Valdiva Lopes, do município de Filadélfia na Bahia, aprovou. “Me senti protegida e amparada”, garantiu a mamãe do pequeno Luanderson, que nasceu no dia 09 de agosto, com 35 semanas e 4 dias. “Vim para a Casa de Apoio ontem e o meu bebê ainda deve passar pelo menos mais uns 10 dias aqui, então pretendo participar de outras atividades”, afirmou.
Para a idealizadora do GAMP, Juliana Benevides, esse sentimento de bem-estar e acolhimento faz com que as mulheres se sintam mais seguras também para amamentar e ordenhar o seu leite. “Com todo esse movimento nós queremos estimular é a amamentação, afinal o Agosto Dourado trata disso”, ressalta. E ainda tem muita programação pela frente, pois as ações só encerram no dia 31.
Ascom