O prefeito Miguel Coelho (PSB), que está bem avaliado e que pretende concorrer à reeleição em 2020, vem surfando na popularidade de seu governo e na união do seu grupo político, liderado pelo seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho(MDB). O prefeito foi fundamental na reeleição do seu irmão, o deputado federal Fernando Filho, como também na eleição do seu outro irmão, o deputado estadual eleito Antônio Coelho, ambos do DEM.
Enquanto Miguel “varre para dentro”, conquistando novos aliados e a carisma do povo petrolinense, a oposição já tem no mínimo 5 candidatos; entre eles, os deputados estaduais Odacy Amorim(PT) e Lucas Ramos (PSB), o ex-prefeito Júlio Lossio (Rede), o vereador Gabriel Menezes(PSL) e o candidato do PSOL.
Mesmo sendo uma eleição de segundo turno, a oposição deverá “bater cabeça” pela falta de capacidade de diálogo, diferentemente de Miguel Coelho, que sabe liderar o processo .O maior exemplo foi os das eleições do último dia 07 de outubro, em que soube tirar candidaturas dentro do seu grupo sem criar arranhões. Já o grupo de oposição ao prefeito tem muitas cicatrizes para sarar, principalmente entre Odacy Amorim(PT) e Júlio Lossio(Rede).
