Buscando valorizar e ampliar as oportunidades de negócios e da caprinovinocultura, principal atividade da agricultura familiar no município de Santa Cruz, no Sertão do Araripe, a gestão da prefeita Eliane Soares lançou, neste domingo (27), no distrito de Varzinha -zona rural da cidade- a “Feira Semana de Caprinos e Ovinos”. Segundo a gestora, a prefeitura já tinha dentro do seu planejamento estratégico oportunizar e fortalecer os arranjos produtivos de Varzinha.
A feira, que chegou a movimentar mais de R$ 120 mil neste domingo, contou com a presença de criadores de várias regiões, a exemplo da região do Agreste do estado, o que foi um ponto importante para o sucesso da feira. Além disso, contou com incentivos da prefeitura, como a isenção de impostos e estruturas de currais e muito forro pé de serra.
“A feira nos surpreendeu na sua a primeira semana. Nas próximas edições, vamos ter que aumentar os currais e a estrutura, além de trazer os agentes financeiros para financiar a atividade da caprinovinocultura, além da bovinocultura”, afirmou a prefeita.
O blog teve oportunidade de ouvir outras personalidades presentes na feira:
“Vamos dar apoio aos criadores para nossa localidade crescer. É um orgulho ver o distrito de Varzinha crescendo com esse evento. Vamos corrigir as folhas nas próximas edições e dar mais apoio aos compradores”, comentou o vereador e líder da comunidade, Telvando Soares.
“A feira já começou grande e veio para preencher esse espaço deixado pelo Povoado do Socorro, em Santa Filomena, já que era um planejamento da prefeita a implantação. Só quem vai ganhar é a comunidade e os criadores, e a Varzinha vai crescer. Além disso, muitos filhos daqui que foram embora para Petrolina, devem voltar após essa feira”, afirmou Zé Neilton, Vereador de Santa Cruz.
“A feira vai crescer e vai ficar muito boa. Hoje eu já vendi e já comprei e estou muito satisfeito com o tamanho e o potencial da feira. A prefeita está de parabéns, juntamente com sua equipe”, comentou Geneci Benigno Pereira (Bicode), criador e comprador de animais.
“O momento é de unir forças e buscar fortalecer a agricultura familiar. Essa feira é um grande avanço para o nosso município e precisamos resistir às dificuldades”, afirmou Osona Souza, Presidenta da STR de Santa Cruz.
“Com a mudança da feira do distrito de Socorro para quarta só quem ganhou foi a população da região e de Varzinha. Nós estamos muito felizes com o resultado e queremos contar com o apoio de todos os compradores e criadores”, comentou Dhow, Vice prefeito de Santa Cruz.
“A expectativa da comunidade era grande em relação à implantação dessa feira semanal. A região vai crescer economicamente e estamos aqui com compradores de Caruaru. Essa feira vai movimentar mais de meio milhão de reais por mês. Reforçando: a nossa feira não é para competir, mas sim para somar, já que o Socorro não está mais se utilizando da sua feira no Domingo”, relatou Fabrício Marque, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
“A Feira vai trazer benefícios para toda a região. Hoje nós estamos vendo vários vendedores de várias regiões e tem tudo pra dar certo e para gerar renda em nosso município, já que a atividade de caprinos e ovinos é que movimenta o nosso estado”, finalizou Cleidjane Jacó, Presidente da Câmara de vereadores.
A feira também contou com a área de hortifrutigranjeiro que pôde atender às necessidades das famílias, através da comercialização de frutas, galinhas e produtos derivados da mandioca.