Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco anuncia agenda de audiências públicas

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Quatro audiências públicas vão ser realizadas pela Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco para apurar o grau de contaminação do Velho Chico. O anúncio foi feito, nessa quarta, pelo coordenador-geral do grupo de trabalho, deputado Lucas Ramos, do PSB, em reunião do colegiado.

O primeiro encontro acontece no Recife, após a Semana Santa, ainda em abril, e deve contar com a participação de representantes da Chesf, da Agência Nacional de Águas e do Ibama, além de dois pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco: Neilson Freire e Luis Romani. Em maio, duas audiências estão programadas em Floresta, no Sertão de Itaparica, e Cabrobó, no Sertão do São Francisco. O último evento ocorre no dia três de junho em Petrolina, também no Sertão do São Francisco.

Segundo Lucas Ramos, existem informações desencontradas sobre o impacto dos rejeitos da barragem de Brumadinho em Pernambuco. O São Francisco já estaria contaminado, segundo dados da ONG SOS Mata Atlântica. Mas relatórios da Agência Nacional da Água, do Ibama e da Chesf não confirmam esse dado. Para o deputado, é papel da Frente Parlamentar investigar o assunto e levar um parecer seguro à população.

Os deputados Roberta Arraes, do PP, e Fabrizio Ferraz, do PHS, destacaram que a água do rio é especialmente importante não só para o consumo, mas também para a geração de renda. Outras Assembleias, em estados cortados pelo São Francisco, também vão ser convocadas a se engajar no debate. Lucas Ramos comunicou que vai enviar um documento aos presidentes das Casas Legislativas pedindo a criação de frentes parlamentares em defesa do Velho Chico.

Radio Alepe

Related Posts