Comidas juninas devem ser consumidas com moderação

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A canjica é um dos doces mais consumidos no período das festas juninas. (Paulo Paiva/Esp DP/D.A Press)As comidas típicas são uma das mais esperadas atrações das festas juninas. Se consumidas sem moderação, guloseimas como pé-de-moleque, canjica e pamonha podem ser um risco à saúde. O cardápio junino é rico em carboidratos, gorduras saturadas e colesterol. Para brincar o São João com saúde e boa forma é preciso moderar, orientam os nutricionistas. Algumas medias simples podem evitar os excessos sem abrir mão das delícias desta época do ano.

O administrador de empresas Marcos Arraes, 56, assume: “Gosto muito de comidas típicas, por isso não faço restrições no São João”. Assim como grande parte dos pernambucanos, ele não modera o consumo, o que é explicável, segundo a nutricionista Ana Karina Souza. “Ultrapassamos os limites alimentares por ansiedade. A comida junina não faz parte da dieta cotidiana. A novidade à mesa leva muitas pessoas a ‘comer com olhos’, como se diz popularmente”, comenta.

O ideal, segundo ela, é evitar os excessos. Se a pessoa comeu demais, é preciso evitar consumir outros alimentos. “Alguns chás auxiliam na distenção abdominal, como o de boldo ou de camomila, mas até eles devem ser ingeridos com moderação”, explica a nutricionista.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário