Agricultores já vivem a expectativa do retorno da Adutora do Garças em Santa Maria da Boa Vista

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O sistema da Adutora do Garças em Santa Maria da Boa Vista tem data prevista para ser entregue no próximo mês de setembro. Com investimentos na ordem de mais de R$ 1 milhão oriundos do tesouro do município da gestão do prefeito Humberto Mendes(PTB),  deve irrigar cerca de 1200 ha com a geração de 4 mil empregos.

A equipe do blog teve oportunidade de ouvir a agricultura e ex-vereadora de Santa Maria da Boa Vista, Maria José, conhecida como Dona Lia,  que vive a expectativa da retomada da Adutora do Garças.Dona Lia vive a expectativa de uma vida melhor na região que será beneficiada com a adutora. “Essa adutora representa muito para a nossa região. A gente era feliz e não sabia”, conta a agricultora. Uma obra que significará uma nova realidade social e econômica para o município, deixa Dona Lia com a certeza que dias melhores virão para Santa Maria da Boa Vista.

Dona Lia conta que plantava tomate, melão, melancia, e um pouco de cebola. “A riqueza será triplicada, com sistema mais simplificado de trabalhar e isso vai gerar novos empregos em nossa cidade. A cidade vai dar um pulo, porque o fortalecimento de uma cidade é a agricultura”, enfatizou Dona Lia.

Evandro Pedro, conhecido como Deca, é outro agricultor que não vê a hora da Adutora do Garças voltar a operar, após 15 anos paralisada. Ele disse que para quem gosta de trabalhar, vai ter espaço no perímetro irrigado da bacia que vai ocupar cerca de 1200 hectares.

“Para Santa Maria é uma prosperidade, porque a gente está quase 15 anos sem produzir essa região e com essa água que Humberto está botando, primeiramente em Deus, depois nele, Santa Maria vai dar uma salto. A gente quer a vara pra pescar, não o peixe pra comer”, contou Deca.

Todo o perímetro virá com sistema moderno, usando toda a tecnologia que a irrigação vem tendo nos últimos anos, para se produzir mais sem muito gasto com água.

“Era muito emprego antes. Por propriedade de 35 a 40 empregos. Agora virão ainda mais, de 3 a 4 mil empregos com esse novo sistema e muita prosperidade para nossa cidade”, finalizou Deca.

Related Posts