Em entrevista a jornalistas do programa “Roda Viva”, da TV Cultura, Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil, reafirmou, diante da insistência dos entrevistadores, que as mensagens entre procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que vêm desvendando a nuance parcial e política da operação Lava Jato, são autênticas.
Ele contou que todo o conteúdo foi analisado por especialistas, inclusive estrangeiros, e que as conversas ainda passaram por análises de outros veículos que estão divulgando a série, como a Veja, a Folha de S. Paulo, o El País, a Agência Pública e o BuzzFeed.
“Esse jogo cínico que Moro e Dallagnol estavam fazendo acabou. Todos sabem que as mensagens são autênticas. Temos um ministro da Justiça e um coordenador da Lava Jato que usavam métodos corruptos não em casos isolados, mas o tempo todo”, afirmou.
Em uma sabatina com tom quase intimidatório, Greenwald negou que tenha pagado qualquer quantia financeira para sua fonte repassar as informações que obteve e também disse que sua equipe não trabalham com estratégia de “timing” para as matérias, mas apenas com apuração jornalística.
Leia a íntegra na Fórum e confira alguma reações no twitter aos ataques que Glenn recebeu de jornalistas:
Vexame
“O documento é verdadeiro? É de possível interesse público?” Glenn Greenwald teve que repetir o óbvio 10 vezes aos perguntadores do Roda Viva. Não tinha nenhum jornalista disponível para entrevistar um colega?
— Jorge Furtado (@jfurtado2222) September 3, 2019
Se a idéia por trás do #RodaViva é convidar jornalistas respeitados para realizar entrevistas, por que quase todas as perguntas foram tão terríveis? Esse é o melhor do jornalismo brasileiro mainstream? Me ajude, sou gringo e não entendo como isso é possível.
— Andrew Fishman (@AndrewDFish) September 3, 2019
Parabéns ao @ggreenwald pela serenidade e seriedade com que tratou seus colegas de profissão no Roda Viva de hoje. Porque em vários momentos eu vendo o programa tive vontade de gritar: "cstso, jura que você vai fazer esta pergunta?"
— Renato Rovai (@renato_rovai) September 3, 2019
Dezenas de pessoas chocadas c a severidade dos questionamentos q estão sendo feitos pelos jornalistas no #RodaViva com Glenn Greenwald. Esse tipo de espanto coletivo só reforça a certeza de q boa parte da população não consegue entender o papel da imprensa em uma democracia.
— Barbara Gancia (@barbaragancia) September 3, 2019
A partir de hoje me auto-declaro JORNALISTA. Sou MUITO melhor que esses ignorantes que hoje mostraram sua insuficiência profissional no #rodaviva. E, como não precisa mais diploma, SOU JORNALISTA. https://t.co/YNlODG5XRV
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) September 3, 2019
(247)
