Política

Nota de repúdio do advogado empresarial Kalber Fernandes, contra o descaso do poder público executivo

Kalber Fernandes, advogado empresarial e Pré-Candidato a Prefeito de Juazeiro -BA, por meio desta nota, manifesta sua indignação e repúdio contra o descaso do poder público executivo, no tocante ao fechamento de algumas escolas municipais da nossa Cidade, bem como o encerramento das atividades sociais da casa do menor.

Percebe-se pela descabida ação um retrocesso no trato com a educação de Juazeiro, pois são ideias retrógradas como essas que remetem ao modelo educacional, o qual vem sendo infelizmente desconstruído dia a dia pelo atual governo.

O descaso com a educação em Juazeiro é tamanha que leva a compreensão de que “o lugar de quem estuda é na escola, e que para a criança continuar basta fechar alguns estabelecimentos e alocarem os alunos em qualquer escola, mesmo distante das suas residências, famílias, comprometimento no aprendizado e onerando as finanças dos pais”.

Observa-se, entretanto, que tais afirmações acerca da educação de Juazeiro depõem contra a própria gestão Municipal, direcionando-se a culpa de negar o direito a uma educação de qualidade aos povos .

Este modelo educacional defendido pela atual gestão Municipal desconsidera a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a LDB n 9394/96, que reafirma o direito à educação infantil e fundamental lá descritas, garantido inclusive pela Constituição Federal.

Senão bastasse, a Lei supracitada estabelece ainda os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Portanto, fechar as escolas das comunidades é negar o direito à educação, aos estudantes em suas próprias localidades residenciais.

Assim, clamamos ao atual gestor público para o não fechamento das escolas e da casa do menor, eis que as crianças, adolescentes e jovens têm o direito à educação no lugar onde vivem e por ocasião onde trabalham, tendo acesso aos conhecimentos produzidos socialmente pelos professores.

Diante das questões expostas, refutamos com veemência o fechamento das escolas e da casa do menor, tendo em vista que haverá sérios prejuízos educacionais junto as comunidades.

Enfim, entendo, que a EDUCAÇÃO é o instrumento pelo qual transforma vidas, elevando a visão Social/Cultural/Economica do ser humano, haja vista que tudo pode acabar menos o CONHECIMENTO adquirido.

As escolas e a casa do menor não poderão ser fechadas!

Kalber Fernandes

Compartilhe: