Nessa terça-feira (10), os representantes da Agência do Empreendedor – AGE, do Programa Transforma Petrolina e do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Univasf firmaram parceria com o objetivo de unir forças para a implantação de seis Pontos de Inclusão Digital – PID, em Petrolina. O projeto visa a iniciação à informática como meio de capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, além de reduzir o índice de exclusão nos municípios, viabilizar o acesso aos serviços do governo eletrônico, fortalecer ações organizadas pela sociedade civil e contribuir com a qualidade da aprendizagem nas escolas públicas.
Para viabilizar a instalação desses laboratórios serão ofertados cursos à população como Informática Básica, Instalação e Manutenção de Software Livre (Linux) e de Montagem e Manutenção de Computadores. Os interessados já podem efetuar a sua inscrição na sede do Transforma Petrolina, na sede da AGE e na Escola Social da Cohab Massangano. A formação fornecerá um certificado com carga horária total de 70h e já tem previsão para dar início a formação de duas turmas em maio deste ano, nos períodos de 03 a 09 (primeira turma) e 11 a 16 (segunda turma). Cada turma deve contemplar 100 inscritos, totalizando 200 vagas na fase inicial do projeto. As vagas são limitadas!
De acordo com o Diretor Presidente da AGE, Sebastião Amorim, “a importância do projeto é oportunizar aos alunos o despertar para o conhecimento no crescente segmento de Tecnologia da Informação, além de criar chances efetivas para os mesmos empreenderem na área da informática, podendo inclusive demandar da AGE a formalização de sua empresa, através do MEI e adquirir linhas de crédito para iniciar o seu negócio”.
O apoio aos CRC envolve o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pelo intermédio do programa ‘Computadores para Inclusão’, que direciona computadores provindos do desfazimento de bens do governo federal aos CRC que recondicionam esses computadores deixando-os em plenas condições operacionais para serem doados a população que foi capacitada e que com o apoio do poder público, especificamente na figura das prefeituras dos municípios e demais parceiros, implanta Pontos de Inclusão Digital em todo o país.
Através da Prefeitura de Petrolina, da AGE, do Transforma Petrolina, da Secretaria de Juventude e dos CCI, novos Pontos de Inclusão Digital serão implementados também em Petrolina e estarão aptos a receber toda a população Petrolinense para fins de educação e inclusão digital no município.
Segundo Márcia Bento Moreira, Vice Coordenadora do Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC da Univasf, “o centro tem uma importância imensurável socioambiental por promover o destino correto do e-Lixo, bem como, proporcionar uma formação cidadã e tecnológica das pessoas que frequentam os cursos ofertados pelo centro”. Até o presente momento o CRC da Univasf já capacitou mais de 1700 jovens e adultos nos três cursos que oferece e já implantou mais de 50 Pontos de Inclusão digital em três estados (Piauí, Bahia e Pernambuco), totalizando 500 computadores doados e instalados, gratuitamente, e promovendo a inclusão e o empoderamento digital dos que se encontram em exclusão sociodigital.
Para a coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho, esse projeto pode trazer também muito benefício para as ONGS e projetos da sociedade civil que na maioria dos casos não dispõe de pessoas capacitadas para o uso das tecnologias de informação, prejudicando a organização interna da instituição bem como limitando as estratégias de captação de recursos, captação de voluntários e divulgação de suas próprias ações.