Atendendo determinação do prefeito Wilker Torres a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Serviços Públicos, intensificou nesta semana a higienização das ruas, praças e logradouros públicos dos bairros e conjuntos residenciais da cidade de Casa Nova.
Na segunda (27/03), iniciou em Santana, terça-feira (28/03), foi na sede da cidade no centro e Vila Massú, no domingo já havia sido higienizada a área da feira e Mercado Municipal da sede, Hospital Municipal, Prefeitura e Quadra Poliesportiva. A terça-feira foi também o segundo ciclo do Centro e Vila Massú, quarta-feira Cohab Nova, Praça da Bandeira e Residencial São Francisco, as Casinhas. Nesta quinta-feira (02/04) foi a vez da Vila Malvão.
Os caminhões e o carro jateador continuam a higienizar sexta-feira (03/04), no Bairro Zé da Totonha, São Jerônimo, Loteamento Gilson Viana e São José, até se completarem todos os bairros da cidade.
Para a Secretária Maria de Lourdes Silva Santos, visivelmente cansada, por dias e dias sem descanso, mas com o entusiasmo e a determinação do primeiro dia de mobilização contra o vírus, “este é um trabalho que contribui para manter Casa Nova fora da lista de presença do Corona Vírus”.
Ela completa: “Apesar das grandes mudanças e melhorias do Hospital Municipal em aparelhagem, ampliação do número de leitos, especialidades, ainda não temos uma UTI. Temos um respirador instalado, então é da maior importância manter a prevenção, os cuidados, o isolamento social, para evitarmos a contaminação”.
Acompanhando, todas as tardes/noites, depois de um dia inteiro de trabalho, a higienização, com as equipes de Saúde da Família, a Secretária Lourdes Santos, conversa com a população, mostrando a necessidade de cuidados básicos de higiene e distanciamento: “Temos a consciência das dificuldades ocasionadas pela inatividade forçada para as pessoas nas comunidades, mas repito o que o Prefeito Wilker disse no início do mês de março: Preferimos ser considerados exagerados do que negligentes com uma pandemia que é muito perigosa”.
Mesmo com a flexibilização determinada pelo prefeito, “que mostra a sua preocupação com a vida nessas comunidades”, a Secretaria lembra que “nada voltou ao normal”: “As regras que criamos para os trabalhadores rurais e agroindústrias continuam valendo; as aulas estão suspensas, o comércio não vai abrir indiscriminadamente.
“Estamos com 4 barreiras sanitárias instaladas no Município: duas na sede, uma em Santana, uma Pau a pique e outra no Bem Bom e vamos mantê-las até afastarmos de vez a possibilidade de contágio”
As barreiras são formadas por técnicos da Secretaria de Saúde, aferindo a temperatura corporal de quem trafega pelas barreiras, além de um cadastro que deve ser preenchido com informações de pessoas que estão chegando de outras cidades, principalmente cidades com histórico da doença COVID-19. Através desse cadastro as pessoas que apresentam sinais da doença, como febre, são orientadas ao isolamento domiciliar e monitoradas pela equipe da vigilância Epidemiológica para saber se houve agravamento dos sinais da doença.
Ao finalizar a Secretária lembra: “Estamos aumentando os leitos de isolamento do hospital e também adaptando um outro prédio do Município para um isolamento externo, fora do hospital. ” E reitera o alerta: “Há regras a seguir para que possamos manter Casa Nova sem registro de casos da doença”.
