A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo mais de R$ 31 milhões em obras e serviços de engenharia para concluir a implantação dos setores de colonização da Área Sul do Projeto Público de Irrigação Pontal, localizado em Petrolina (PE).
“A infraestrutura de uso comum da Área Sul do Pontal já está concluída. Esses investimentos vão viabilizar a ocupação dos 3,5 mil hectares irrigáveis dessa etapa do projeto. Somente nessa área do empreendimento devem ser gerados mais de 3 mil empregos diretos e 5 mil empregos indiretos”, afirma Sérgio Costa, diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf.
Entre as obras e serviços realizados, a Companhia iniciou uma série de testes nas bombas e na rede pressurizada de água. “Ao todo, estão sendo implantadas 16 estações de pressurização na Área Sul do Pontal. Nesse momento, foram testadas as bombas e a rede pressurizada do Setor 15, que está apto para ocupação”, diz Leonardo Nunes Lyra, engenheiro civil na 3ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Petrolina (PE), e coordenador das obras do Projeto Público de Irrigação Pontal.
Segundo o engenheiro civil, o sistema de pressurização de água implantado pela empresa, que vai atender somente os lotes familiares, possui um elevado desempenho e garante a distribuição de maneira eficaz em todos os pontos de consumo. “A vazão disponível para cada lote é facilmente regulada por meio de dispositivos eletrônicos e eletromecânicos e com o absoluto conforto para os usuários. A água pressurizada chegará aos lotes com pressão e segurança suficientes para implantação dos sistemas de irrigação, o que é uma grande vantagem para esses agricultores”, explica.
Entrega de lotes
No fim de abril, a Codevasf iniciou a entrega de 77 lotes familiares nos setores 15, 16 e 17 da Área Sul do Pontal. Cada lote, com 6 hectares irrigáveis, está sendo entregue aos agricultores vencedores de uma licitação que teve início em 2018.
“A implantação da Área Sul do Projeto Pontal contou com cerca de R$ 380 milhões de recursos do governo federal. Os resultados dos investimentos realizados pela Codevasf serão a expansão da agricultura irrigada, a geração de emprego e renda e o aumento na oferta de alimentos na região”, destaca Marcelo Moreira, diretor-presidente Codevasf.
O Projeto Público de Irrigação Pontal – áreas Sul e Norte – soma 7,7 mil hectares irrigáveis no semiárido pernambucano. A Área Sul está dividida em 37 lotes empresariais e 299 lotes familiares. Enquanto a Área Norte possui 60 lotes empresariais e 286 lotes familiares.
Além da tomada d’água junto à margem esquerda do rio São Francisco, a Área Sul conta com 63 quilômetros de canais de irrigação, 10 quilômetros de condutos forçados e 67 quilômetros de estradas pavimentadas.
“Essa é uma obra que a população da região aguardava desde 2007, quando foi concluída toda infraestrutura de uso comum da Área Sul do Pontal. Agora a expectativa é a Área Norte, que possibilitará a produção irrigada de mais 4,1 mil hectares”, aponta o diretor Sérgio Costa.
Ascom Codevasf