Ao todo, quatro escolas estaduais – duas no Centro, uma na Zona Norte e outra na Zona Sul do Recife – passarão a emitir Carteiras de Identidade a partir desta segunda-feira. Juntas, as unidades emitirão 1.200 documentos por dia, o que significa 10 vezes mais em relação às entregas na primeira semana. Para adquirir o registro de identificação civil, é necessário pagar antecipadamente a taxa (DAE) de R$ 23,35, disponível no site www.iitb.pe.gov.br
Uma parceria entre as secretarias estaduais de Defesa Social (SDS) e de Educação e Esportes (SEE) possibilitará, a partir desta segunda-feira (11/05), uma significativa ampliação e descentralização das emissões de Registros Gerais (RGs) para atendimento exclusivo aos pernambucanos que buscam o auxílio emergencial, liberado nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF), em função da pandemia da Covid-19. Além da Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro, no Centro do Recife, o serviço será oferecido, a partir desta segunda-feira (11/05), das 8h às 17h, nas escolas Escola Técnica Estadual Dom Bosco (Casa Amarela), EREM Santos Dumont (Boa Viagem) e Ginásio Pernambucano (Cruz Cabugá). Ao todo, serão 1.200 Carteiras de Identidade produzidas a cada dia, 10 vezes mais em relação aos 120 documentos entregues, ao longo da semana passada, na escola Sizenando Silveira.
“Essa parceria entre duas secretarias, e seus órgãos vinculados, possibilita o aumento da nossa prestação de serviço, tanto em produtividade como em extensão de horário e descentralização dos locais de atendimento para quem precisa ter acesso ao benefício da Caixa, além reduzir mais as filas de espera nas agências bancárias”, destaca o gestor do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Pablo Carvalho. Ele reforça que casos não relacionados à retirada do benefício da Caixa não serão atendidos.
O secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, ressalta a preparação que foi feita nas escolas para receber o público. “Estamos atendendo às recomendações das autoridades de saúde pública para evitar a disseminação da Covid-19. As estações de coleta estão respeitando a distância necessária entre elas e foram implantadas em locais arejados, como quadras e espaços ao ar livre, além da higienização constante dos ambientes. Também estamos dando atenção especial ao conforto da população, que aguardará acomodada em cadeiras”, explica.
ORIENTAÇÕES PRÉVIAS – Para ser atendida dentro de uma dessas escolas, é necessário que a pessoa leve a certidão de nascimento ou certidão de casamento (documento original) e a taxa (DAE) de R$ 23,35 paga. O boleto para pagamento é emitido no site www.iitb.pe.gov.br. Após a coleta de dados, em uma estação digital, o documento é entregue em 3 dias úteis.
Há uma triagem na porta de cada escola para que somente sejam atendidas as pessoas que tenham documentação para comprovar a urgência. Entre os documentos que devem ser apresentados nesses casos estão rescisão de contrato de trabalho, declaração da Caixa, inscrição no auxílio emergencial (pode ser uma captura de tela de celular ou computador) e extrato de FGTS. Os funcionários do IITB envolvidos na ação estarão devidamente preparados com equipamentos de proteção individual para atender à população, evitando o risco da propagação do novo coronavírus.
Locais de coleta e emissão de RG:
Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira (Av. Jornalista Mário Melo, s/n, Santo Amaro – Recife/PE)
Escola Técnica Estadual Dom Bosco (Estrada do Arraial, 3208, Casa Amarela – Recife/PE)
Escola de Referência em Ensino Médio Santos Dumont (Av. Barão de Souza Leão, 792, Boa Viagem – Recife/PE)
Ginásio Pernambucano da Cabugá (Av. Cruz Cabugá, 269 – Santo Amaro, Recife – PE
Ascom Policia Civil Pernambuco