Política

Alepe debate meios de amenizar efeito de isolamento por Covid-19

O alto risco de contaminação nos hospitais e demais unidades de saúde que estão recebendo vítimas da Covid-19 tem provocado períodos de longo distanciamento entre pacientes e familiares. Além de lidar com todas as dificuldades físicas trazidas pela doença, os internados ainda sofrem com o isolamento. A falta de informações sobre o quadro clínico do enfermo agrava a situação para parentes e amigos.

Pensando nisso, parlamentares da Alepe apresentaram propostas que visam utilizar recursos da tecnologia para reaproximar essas pessoas, mesmo que virtualmente. Os Projetos de Lei (PLs) 1105/2020 e 1164/2020, dos deputados Diogo Moraes (PSB) e Romero Albuquerque(PP), respectivamente, serão votados na próxima segunda (8), a partir das 9h30, na Comissão de Justiça (CCLJ).

A partir da aprovação do PL 1105, todos os hospitais públicos, privados ou de campanha serão obrigados a enviar informações diárias, para pelo menos um familiar cadastrado, sobre a situação clínica do paciente internado com doença infectocontagiosa. A comunicação deverá ser feita via aplicativo de mensagens e preferencialmente em formato de áudio, possibilitando a recepção por pessoas que tenham dificuldades de leitura.

Não sendo possível o contato por meio eletrônico, este deverá ser feito por ligação telefônica. “A prestação dessas informações ocorrerá sob a supervisão de assistentes sociais, de forma a acolher a família do paciente nesse momento tão delicado”, aponta Diogo Moraes, na justificativa da matéria.

Já o projeto do deputado Romero Albuquerque regulamenta a realização de videochamadas entre pacientes internados em função do novo coronavírus e seus parentes. “As políticas de visita aos pacientes são bastante restritivas, de modo que ocasiona angústia aos doentes e aos familiares. Assim, trata-se de uma alternativa viável para que o enfermo não fique tanto tempo sem ter contato com sua família, devendo respeitar todos os protocolos sanitários e de segurança, visando proteger os profissionais de saúde”, ressalta o parlamentar.

Na Comissão de Justiça, os PLs 1105 e 1164 serão relatados pelos deputados Teresa Leitão (PT) e João Paulo (PCdoB), respectivamente.

Ascom Alepe

Compartilhe: