Num ato simbólico com presença do prefeito Miguel Coelho e o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foi inaugurado o Residencial Pomares. O novo conjunto habitacional entregue, nesta segunda (22), abrigará 496 famílias de sertanejos que antes moravam em casebres improvisados em áreas de invasão.
Acostumados a viver por anos sem água encanada, energia elétrica e saneamento, os moradores do Pomares terão agora casas de 42 m², com sala, banheiro, área de serviço, tratamento de esgoto e abastecimento. Os itens essenciais de habitação com dignidade somam-se a outros atrativos no residencial, a exemplo de quadra poliesportiva, espaço para convivência e lazer, uma creche e cobertura de saúde básica. A infraestrutura do conjunto ainda foi beneficiada com iluminação especial em LED. O residencial Pomares faz parte do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal e teve investimento de R$ 40 milhões.
Após entregar as chaves a alguns moradores do novo habitacional, o prefeito Miguel Coelho celebrou as parcerias com o Governo Federal que tem propiciado a Petrolina ser a cidade com mais obras públicas no interior do Nordeste. “O Pomares é o símbolo do que o poder público pode fazer na vida da população, a transformação para melhor. Assim como esse residencial, centenas de outras obras estão trazendo prosperidade para Petrolina. Isso é resultado de uma política que pensa em somar, que tem ajuda do Governo Federal, dos nossos parlamentares e de todos que querem um Nordeste melhor. Está na hora de menos confusão e mais trabalho para unir o povo em torno do futuro de um Brasil melhor”, defendeu o prefeito.
A entrega das moradias foi o ponto alto da agenda do ministro Rogério Marinho, em Petrolina. Antes do ato simbólico, o titular da pasta de Desenvolvimento Regional inaugurou a nova da sede da superintendência da Codevasf, em homenagem ao ex-deputado Osvaldo Coelho. Marinho também anunciou R$ 17 milhões para barragens dos municípios de Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Cedro e Terra Nova. Por fim, foi anunciado pelo presidente do BNB, Antônio Jorge Guimarães, linhas de crédito para os colonos do novo projeto de irrigação do Pontal.
A agenda com o ministro Marinho foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra, os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. Também estiveram na cidade sertaneja o presidente nacional da Codevasf, Marcelo Moreira, o superintendente regional, Aurivalter Cordeiro, e lideranças políticas de municípios do Sertão.