Criada em 1999, a partir da ideia de um grupo de amigos (artistas da noite e amantes da boa música brasileira), que gostava de estar promovendo luaus à beira do Rio São Francisco, em Santa Maria da Boa Vista – PE, como forma de rememorar antigas paixões. A Serenata da Recordação que acontece sempre nos mês de julho reunindo músicos seresteiros não acontecerá este ano devido a pandemia do Novo Coronavírus.
Para o extensionista rural do IPA – José Américo, a Serenata é um projeto construído por vários atores e sujeitos e de forma participativa. Projeto esse, que deu certo, por que representa um sentimento de identidade e de pertencimento dos Boavistanos.
“Ano a ano alguém de forma participativa coloca seu talento na construção desse grandioso evento que tem desdobramentos, políticos, econômicos, sociais, educativos e culturais e que merece um estudo acadêmico na metodologia participativa de Sistematização de Experiência”.
Concluindo sua emoção de falar do evento seresteiro, Américo ressalta que: “Assim, todos nós Boavistanos somos de qualquer forma “pais” do projeto, revivendo a história musical da cidade e de quebra revendo e compartilhando alegria com nossos amigos, parentes e visitantes que ano a ano se deslocam para nossa cidade para brindar o amor à vida e o romantismo”, enumerou Zé Américo fã e admirador da Serenata da Recordação de Santa Maria da Boa Vista.