“Amigo e companheiro, Jorge Portugal foi dessas pessoas que marcaram seu tempo com criatividade, espírito público e atitudes cidadãs” – disse o Vereador Zé Carlos Borges (PT) da cidade de Casa Nova, ao lamentar a morte “prematura e inesperada de um dos maiores compositores brasileiros” Jorge Portugal.
A íntegra da nota de pesar do vereador fala da proximidade de Jorge Portugal com as políticas mais progressistas, sua dedicação à educação pública, universal e de qualidade e o incentivo e defesa permanente da cultura da Bahia, respeito às tradições e compromisso com as minorias.
A íntegra:
Soube, com choque e pesar da morte do meu amigo, companheiro e modelo de homem público, educador, intelectual e gente da gente da Bahia, Jorge Portugal.
Professor, compositor, escritor, comunicador e homem público, secretário de cultura da Bahia, identificado com as políticas mais progressistas, sua ausência será sentida em todos os segmentos que defendem liberdade e diversidade na educação.
Compositor cultuado, escritor reconhecido, nunca se negou a participar em todas as iniciativas pelo interior da Bahia de professores ou prefeitos que pudessem contribuir para a formação e qualificação dos professores.
Enfim, amigo, de conversa e alegria, solícito e companheiro. A Bahia perde na defesa de sua História e da sua cultura um batalhador incansável.
Onde quer que esteja descanse em Paz, companheiro e amigo Jorge Portugal.
Casa Nova, 03 de agosto de 2020
Zé Carlos Borges
Vereador PT