Agricultura

Técnicos de Moçambique visitam experimentos com novas culturas na Embrapa em Petrolina

Técnicos de Moçambique visitam experimentos com novas culturas na Embrapa SemiáridoO governo de Moçambique está interessado em conhecer a experiência brasileira com agricultura irrigada. O país africano aprovou a criação do Instituto Nacional de Irrigação e planeja ampliar a área cultivada, incluindo a produção de frutas.

Como parte desse esforço de reestruturação do setor, dois técnicos do Ministério da Agricultura de Moçambique, Almeida José Almeida e Aurélio Antônio, visitaram na Embrapa Semiárido o projeto de manejo e avaliação de novas espécies frutíferas alternativas para as áreas irrigadas do Vale do São Francisco. “Nós vimos o Brasil como um exemplo no setor de irrigação a nível mundial”, afirma Almeida.

No Campo Experimental de Bebedouro, em Petrolina (PE), os técnicos viram de perto, nas áreas de testes, culturas como caqui, pera, cacau e maçã em condição semiárida tropical. O pesquisador responsável pelo projeto, Paulo Roberto Coelho Lopes, apresentou os resultados promissores já alcançados com as pesquisas, que apontam para a possibilidade de colher estas frutas em épocas diferenciadas das regiões tradicionalmente produtoras.

“Nós em Moçambique também temos área semiárida, então acho que esse exemplo que estamos a ver aqui é possível introduzir nessas zonas, observa Aurélio Antônio. Segundo ele, o país tem um potencial de cerca de 3 milhões de hectares de áreas irrigáveis, mas somente 120 mil possuem infraestrutura, dos quais apenas metade está em funcionamento.

De acordo com o técnico, o governo do país hoje dá prioridade à produção irrigada de culturas com maior déficit alimentar, como é o caso do arroz, trigo e da horticultura. No entanto, com a aprovação da estratégia de irrigação, em 2010, a previsão é de um aumento de 50 mil hectares para diversas culturas.

Durante a visita à Embrapa Semiárido, ocorrida no dia 4 de julho, os técnicos de Moçambique estiveram acompanhados da Assessora Técnica da Secretaria Nacional de Irrigação, Adriana Oliveira Cavalcanti, e de Marcelo Mergulhão, da Unidade de Apoio à Produção da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

Embrapa Semiárido

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *