Ricardo Banana

Embrapa e Banco do Nordeste realizam palestra online com foco na bovinocultura de leite no Maranhão

Embrapa e Banco do Nordeste realizam palestra online com foco na bovinocultura de leite no Maranhão
A Embrapa e o Banco do Nordeste realizam, na próxima terça-feira (23), a palestra online “Programa Balde Cheio: Ações e atividades desenvolvidas no Maranhão e no Nordeste”. A iniciativa tem o objetivo de levar informações e estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da bovinocultura de leite no Estado. O evento será transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube, a partir das 15h.
A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo Artur Chinelato, que é pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e criador e coordenador do Programa Balde Cheio. Reconhecido por sua execução em todo o território nacional, e atualmente em outros países da América do Sul, o Balde Cheio visa a transferência de tecnologias para produtores rurais com foco no aumento da produtividade leiteira, a partir de capacitações, palestras e articulações institucionais para promoção da atividade produtiva.
Os participantes da palestra também contarão com orientações sobre oportunidades de acesso ao crédito e à assistência técnica integrada, oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, o PRODETER.
A iniciativa tem como público-alvo produtores e técnicos que atuam na cadeia produtiva do leite no Maranhão, mas será aberta a todo público interessado na temática. Também participarão do evento online o superintendente estadual do Banco do Nordeste no Maranhão, Danivan Borges Lacerda, e o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do BNB, Allanison Souza.
Durante toda a transmissão, poderão ser enviadas perguntas e contribuições pelo chat, que serão lidas e respondidas ao final da palestra.
Histórico – No Maranhão, o projeto teve início em 2008, em uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sudeste (Unidade da Embrapa líder do projeto) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE-MA, Regional de Imperatriz-MA. De lá para cá, mais de 2 mil produtores de leite foram beneficiados no estado. Atualmente, cerca de 50 propriedades são beneficiadas com o projeto em 16 municípios da Região Tocantina, mais os municípios de Presidente Dutra e Bacabal. Em 2016, o Balde Cheio tornou-se projeto institucional em rede da Embrapa, abrangendo 16 Unidades da Empresa, incluindo a Embrapa Cocais, Unidade da Embrapa no Maranhão. Joaquim Costa é o pesquisador responsável pelas ações do projeto no estado.
Mais sobre o Balde Cheio – Criado e desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste há mais de 20 anos, o Balde Cheio conquistou reconhecimento, por contribuir para o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira, particularmente dos pequenos produtores, com ações em praticamente todo o Brasil e América do Sul, sempre em parcerias multi-institucionais, que o permitiram alcançar um número expressivo de técnicos e produtores.
Para participar do projeto, o produtor deve cumprir os “combinados”: realizar exames anuais para detecção de brucelose e tuberculose; ter acompanhamento técnico na propriedade; registrar os controles básicos relativos ao clima (chuvas e temperaturas máxima e mínima), às finanças (despesas e receitas com a atividade leiteira) e ao rebanho (parições, coberturas, pesagens mensais e controles leiteiros); e permitir que a propriedade seja visitada por outros produtores e técnicos para realização de dias de campo e reuniões.
Os produtores que participam do projeto recebem as orientações dos profissionais da assistência técnica, bem como de um instrutor, capacitados por pesquisadores da Embrapa. Os direitos do produtor são: ser assistido pelo extensionista local e sair e voltar quando quiser ao programa.
Mais informações sobre as parcerias e como participar podem ser obtidas na página eletrônica do projeto www.embrapa.br/balde-cheio
Lei também sobre o Balde Cheio em matéria em nosso site:
SERVIÇO:
Palestra online – Programa Balde Cheio e Prodeter Maranhão: Ações e atividades desenvolvidas no Maranhão e no Nordeste.
Data: 23/03 (terça-feira), às 15h
Local: Canal da Embrapa no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=O–hdfvInnY)
Compartilhe: