Você deseja atrair clientes criando conteúdos interessantes e relevantes na Internet?
Então, o que você precisa é de uma boa estratégia de marketing de conteúdo!
Como você sabe, não adianta, simplesmente, seu negócio ter um website e pronto, tudo resolvido!
É extremamente importante a atualização do seu site e a criação de conteúdos valiosos para atrair leads e clientes.
Afinal de contas, somente, dessa forma, o Google entenderá que aquilo que você produz é interessante para a maioria das pessoas, entregando, desse modo, o seu site para mais indivíduos ainda, visto a indexação (ordenação que coloca seu site na primeira página).
Além disso, quanto mais familiar tornar o seu site, mais reconhecimento de marca ele terá, aumentando o seu engajamento e, por conseguinte, aumentando os acessos e lucros.
Outro benefício, é que você pode educar o mercado, ou seja, você pode ensinar o seu público alvo com o serviço o qual você oferece.
O consumidor consciente é muito vantajoso!
Aqueles que optam por adotar o content marketing, ou seja, o marketing de conteúdo acabam sendo beneficiados em vários aspectos, podendo-se destacar, três deles:
- crescimento no número de vendas;
- custos/despesas reduzidas;
- clientes fidelizados.
Isso é tudo que uma empresa mais deseja, não é mesmo?
Em síntese, podemos definir marketing de conteúdo como a criação, a publicação e a promoção de conteúdos específicos, direcionados e personalizados para o seu tipo de público e, é isso, que ajuda a tornar uma rede de clientes fiéis e consolidados e atrair novos leads.
No entanto, criar conteúdo, apesar de parecer, não é uma tarefa muito fácil e muitos não sabem nem por onde começar!
Então, com o intuito de te ajudar, será listado, a seguir, algumas dicas importantes para o seu planejamento de conteúdo. Continue a leitura deste texto para vê-las!
DICAS PARA UM BOM CONTENT MARKETING
PERFIL DA PERSONAS
Entenda o perfil das personas do seu negócio, ou seja, tenha embasamento das características do seu público-alvo real, atentando-se a aspectos como gostos, desejos, objetivos, problemas, desafios, comportamentos, idade, gênero, entre outros dados.
PLANEJAMENTO
Tenha um planejamento acerca da cadência e da constância dos conteúdos a serem divulgados, pois, dessa maneira, você consegue chamar atenção dos seus clientes, além de conseguir conquistar, com maior facilidade, uma nova clientela.
PAUTAS
Planeje bem as pautas abordadas para não ficar repetitivo ou cansativo, haja vista, que seu público fiel irá procurar novidades e novas informações. Além disso, selecione bem as palavras utilizadas e escolha palavras-chaves para serem colocadas nesses materiais.
DESIGN
Invista na imagem e no design da sua página de internet, usando ferramentas facilitadoras na navegação do website, usando cores chamativas, imagens e vídeos, infográficos, entre outros.
MÍDIAS SOCIAIS
Integre outras mídias sociais ao seu site, como Facebook, Instagram e YouTube. Assim, será mais fácil seu público ter acesso às novidades presentes em seu site, além de aumentar a participação e o engajamento da sua empresa, a tornando mais conhecida ou mais popular.
E-MAIL MARKETING
Use e-mail marketing, em que os clientes ou leads, ao acessarem o site, cadastrar o endereço de e-mail, possibilitando, desse modo, o envio de mensagens acerca de novidades, de ofertas, de promoções, de informações, entre outros.
ANÁLISE DE DADOS
Procure ferramentas que possam monitorar o crescimento e a evolução do seu site, com isso, você verá se está no caminho certo ou se você precisa mudar ou adotar novas estratégias de marketing.
PESQUISA
Faça pesquisas com o seu público! Busque entender se seu site está tendo uma resposta positiva e como você pode melhorar ainda mais.
PÓS VENDA
Pense no pós-venda, pois você não quer vender uma única vez para esse determinado cliente. O objetivo é fidelizar! Para isso, seja atencioso, demonstrando agradecimento, oferecendo garantias, entre outros.
CONCLUSÃO
A adoção e o planejamento de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para o futuro do seu negócio.
Portanto, procure conhecer bem o seu público-alvo, visando fidelizar seus clientes ou na aquisição de novos clientes.