Líderes de equipes assistenciais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram, nesta terça-feira (24), de um webinar com o Hospital Sírio Libanês sobre a Covid-19 e a variante Delta.
A aula, ministrada por especialistas, faz parte de um projeto de educação em saúde (Sírio-Libanês Webtalks): uma série gratuita voltada para os profissionais da área da saúde, que nasceu com a proposta de criar uma plataforma de conteúdo na qual os participantes terão acesso a informações de fonte segura e que possam efetivamente ajudar a guiar as estratégias de tratamento e conduta.
O formato do webinar visa incentivar a troca de experiências entre especialistas do corpo clínico do Sírio-Libanês, seus convidados e os participantes. Na primeira parte de cada evento, o tema é discutido por dois especialistas e, em seguida, são disponibilizados 30 minutos de perguntas e respostas. As dúvidas são enviadas pela plataforma de transmissão do YouTube e um moderador faz as perguntas do público para os apresentadores.
Os encontros acontecem todas as terças, sempre às 20h e os participantes precisam fazer uma inscrição prévia. O desta semana foi moderado por André Nathan e ministrado Miram Dal Ben e Júlio Croda da Fiocruz. Na oportunidade, os profissionais falaram sobre a variante Delta, fatores epidemiológicos, como ficam as vacinas diante do novo cenário, impacto clínico e anticorpos monoclonais (específicos para uma única região do antígeno).
“Estamos trabalhando há mais de um ano e meio como referência para o atendimento às vítimas da Covid-19 e os nossos profissionais precisam estar constantemente atualizados, até porque os cenários estão se modificando muito rapidamente. Então, essa oportunidade com o Sírio Libanês foi muito bem-vinda”, acredita a enfermeira gerente do setor Covid da UPAE, Paloma Almeida.
A participação dos profissionais do serviço foi assegurada pela coordenadora geral Grazziela Franklin, que é especialista em gestão pelo Sírio. “O trabalho feito pelo Sírio Libanês na assistência, ensino e pesquisa fala por si só. É uma das maiores referências do país e nós queremos fazer parte do grupo dos melhores. Participamos e participaremos quantas vezes nos derem a oportunidade”, encerra a gestora.
