Será realizada nesta quinta-feira(04) manejo de abelhas para polinização

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Nesta quinta-feira (04), a partir das 19h, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), do IFSertãoPE, Campus Ouricuri, e a Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO), com apoio da AGRODOIA, APIME, ONG CAATINGA, ONG CHAPADA, Banco do Nordeste (BNB) – Prodeter, CODEVASF, ICMBio Araripe, SEBRAE e SENAR PE, darão continuidade ao IV Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e o I Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe com a palestra intitulada: Manejo de abelhas para polinização: preparação, direcionamento e recuperação de colônias usadas em cultivos agrícolas”que será proferida pelo Professor DSc. Breno Magalhães Freitas, da UFC. Nosso evento é gratuito, tem certificação e, após estarem cadastrados (https://ifeventos.ifsertao-pe.edu.br/register) e inscritos no IFeventos (https://ifeventos.ifsertao-pe.edu.br/event/469), é só participarem do evento em nosso canal no YouTube: ifsertaopeouricuri. Lembrem-se de que ainda teremos 02 quintas-feiras; vocês não podem perder!!!!

Confira o currículo do palestrante:

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e PhD trabalhando com Abelhas e Polinização – University of Wales College of Cardiff (1995), Grã-Bretanha. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

Tem trabalhado com abelhas desde 1984, atuando principalmente na questão da produção de alimentos pelas abelhas (mel e pólen apícola), bem como na questão de seus serviços de polinização na agricultura. Para tanto, investiga requerimentos de polinização de culturas agrícolas, polinização agrícola no Brasil, eficiência de polinizadores, criação e manejo de abelhas africanizadas; espécies de abelhas sem ferrão; e abelhas solitárias na agricultura.

Ameaças à saúde das abelhas e seus serviços de polinização devido às mudanças climáticas, desmatamentos e uso indevido de agrotóxico são estudados por meio da apicultura de precisão, expressão gênica, mineração de dados, Inteligência Artificial, sensoriamento remoto, Internet das Coisas e monitoramento and rastreamento de abelhas e colônias. Possui parcerias nacionais e internacionais nesses temas dando origem a vários projetos e publicações, além de ministrar disciplinas e orientar estudantes nos cursos de graduação em Zootecnia e em Agronomia, como também nas pós-graduações (mestrado e doutorado) em Zootecnia (Depto. de Zootecnia) e em Ecologia (Depto. de Biologia) da UFC. É pesquisador em produtividade do CNPq, membro da Iniciativa Brasileira dos Polinizadores, membro do Conselho da International Commission for Plant-Pollinator Relationship e atuou como Coordinating Leader Author da IPBES – Intergovernmental Platform for Biodiversity and Ecosystem Services das Nações Unidas para a temática dos polinizadores, polinização e produção de alimentos.

Related Posts