Teve início ontem quinta-feira (11), na Rede Municipal de ensino de Juazeiro, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), instrumento utilizado para avaliar a qualidade da educação brasileira, para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. A Prefeitura de Juazeiro está dando todo o apoio logístico e pedagógico, para que os mais de 5 mil estudantes aptos a participarem da prova, possam ter um bom desempenho.
Em Juazeiro, a prova iniciou pela Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, para estudantes do 5º e 9º ano, e seguirá conforme agendamento em mais de 50 escolas, entre sede e interior, seguindo os protocolos de biossegurança para prevenção à covid-19. As provas acontecem sempre no turno habitual das aulas e contemplam conteúdos sobre ciências humanas e da natureza, com duração de 2h30 min. O uso de máscara é obrigatório para estudantes e colaboradores.
“O município compreende a importância do apoio a essas iniciativas para desenvolvimento dos nossos estudantes. Demos todo suporte necessário na aplicação das provas da 2ª fase da Obmep e, agora, desenvolvemos estratégias de logística e acompanhamento também para as provas do Saeb” destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.
Preparação
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), ofertou formações específicas sobre os conteúdos da prova do Saeb, para professores da Rede Municipal que atuam com 2º, 5º e 9º anos, com o objetivo de dar suporte pedagógico e, oportunamente, preparar os estudantes para avaliação nacional. Mais de 600 profissionais participaram dos momentos.
A prova
O Saeb é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Antes aplicada de forma bianual, a partir de 2021 a prova Saeb acontecerá anualmente, de acordo com a Portaria Nº 250/2021. Neste ano, é realizada entre os dias 8 de novembro a 10 de dezembro.
O resultado da avaliação nacional é utilizado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e dessa forma, criar, monitorar e aprimorar políticas públicas para esse segmento.
Brena Souza – Assessora de Imprensa da Seduc/PMJ