Pacientes cadastrados no Cerpris de Juazeiro realizam medições para confecção de equipamento de locomoção

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Os pacientes cadastrados no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) de Juazeiro que estão à espera de equipamentos de locomoção como órteses, próteses e mesas auxiliares, realizaram nesta segunda-feira (13) as medições para a confecção destes materiais. O procedimento é feito pela equipe do Cerpris junto à empresa que produz os equipamentos especiais feitos sob medida para as necessidades do paciente.

Um dos pacientes que estavam fazendo medições na unidade foi o pequeno William, de 8 anos. Ele possui microcefalia e paralisia cerebral. O garoto já utiliza cadeira de rodas adaptada que recebeu no Cerpris e agora aguarda a produção de órteses para o pé, perna e mãos. “Ele necessita de alguns materiais para auxiliar na qualidade de vida. William vai precisar de órtese para o pé, para manter a amplitude de movimento para manter os movimentos dos músculos. Também vai precisar de órtese para manter a musculatura do joelho e das mãos”, disse a fisioterapeuta e gerente de órteses, próteses e mesas auxiliares de locomoção (OPM) do Cerpris, Marcela Cirne Dourado.

A mãe do pequeno William, Neide Bispo dos Santos, destacou que os equipamentos irão melhorar não apenas a qualidade de vida do filho, mas também dela. “Ótimo conseguir tudo isso sem um custo adicional. Isso vai melhorar a qualidade de vida dele e a minha também. A cadeira de rodas já melhorou bastante para mim. Depois que ele conseguir o restante vai melhorar ainda mais”, disse Neide.

Aquisição de equipamentos

Qualquer pessoa que tenha comprometimento neurológico e/ou deficiência física, sendo paciente do Cerpris ou não, pode solicitar avaliação para aquisição das órteses, próteses e mesas auxiliares de locomoção. “Esse paciente vai passar pelo médico ortopedista, pela assistente social e todos os profissionais que este paciente necessitar. Se for o caso dele precisar de órtese, prótese ou cadeira de rodas, ele será incluído na lista de espera que atualmente possui uma demanda reprimida”, destacou Marcela Cirne Dourado.

O Serviço Social do Cerpris funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O agendamento para avaliação é realizado no Cerpris, que fica localizado na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio (próximo à Delegacia da Mulher). O telefone para contato é o (74) 3612-1866.

Os materiais que mais são entregues pelo Cerpris são cadeiras de rodas, andador, próteses para pessoas amputadas, cadeiras de banho e muletas. O Cerpris atende 28 municípios da macrorregião norte da Bahia.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação PMJ

Prefeitura do Juazeiro - PB

Related Posts