Recife, 15 de fevereiro de 2022 – Com o objetivo de mapear pontos importantes para melhorar a segurança e a abordagem dos turistas que visitam Olinda e o Recife, a Empetur promoveu visitas técnicas aos municípios em parceria com a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), o Recife Convention Bureau e as secretarias de Turismo municipais.
“Essas visitas são o pontapé para que o Governo, com as prefeituras e a iniciativa privada desenvolvam ações que possam ajudar na melhora da abordagem feita aos turistas pelos condutores de turismo, vendedores e flanelinhas. Depois de detectarmos as regiões com mais problemas, que são o Sítio Histórico de Olinda e o Bairro do Recife, vamos agora debater propostas para minimizar essas falhas, a exemplo de ações educativas ou até mesmo capacitações”, explica o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.
O Major Kleber Noberto Amorim, comandante da CIATur, reitera a importância da ação em prol dos turistas que visitam nosso Estado. “A parceria entre os órgãos públicos ligados ao turismo vai proporcionar melhores condições para o atendimento de todos que visitam o nosso Estado. Durante a visita da Empetur à CIATur, foi possível avaliar juntamente com as secretarias municipais qual o cenário atual, e quais seriam as melhores ações neste momento para oferecer um atendimento com mais qualidade, especialmente com relação à estrutura disponível e a segurança dos locais de valor turístico no Sítio Histórico de Olinda e no Bairro do Recife”, pontua o Amorim.
Em Olinda, a equipe técnica visitou pontos turísticos sinalizados pelo comando da CIATur, a exemplo do Alto da Sé, Mercado da Ribeira e Largo do Carmo. Foram apontados os principais gargalos no município que são a abordagem dos condutores de turismo, a atuação dos guardadores de carro (flanelinhas) e, eventualmente, de moradores de rua. A visita a Olinda contou com o apoio da secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Gabriela Campello, e da diretora de Turismo, Aiane Monique.
“A visita foi de suma importância para destacar os principais pontos visitados pelos turistas, que vêm para nossa Olinda durante todo o ano, e também pensar em rotas turísticas integradas com o Recife. Essa parceria com a CIATur e a Empetur trará bons frutos”, considera a secretária.
Já a visita ao Bairro do Recife contou com a presença do secretário executivo de Turismo do Recife, Mustafá Dias, e da chefe do Gabinete Recentro, Ana Paula Vilaça. A equipe visitou o Marco Zero, Praça do Arsenal, Rua da Moeda, entorno do Cais do Sertão e também o ponto de apoio da CIATur no Marco Zero.
“A ação é de grande valia para o Recife, em especial para nossa pasta, já que cuidamos do Centro. Visitamos lugares estratégicos que vão ajudar a preparar projetos, dando acessibilidade, conforto, segurança para receber o recifense e o turista, principalmente neste ano em que Pernambuco será sede da feira da ABAV, um dos maiores eventos do segmento nacional”, afirma a chefe do Gabinete Recentro, Ana Paula Vilaça.
A próxima visita técnica da Empetur com a CIATur será nesta sexta-feira (18), ao Aeroporto Internacional do Recife.
