Em Santa Maria da Boa Vista, pessoas imunossuprimidas passam a ter o direito ao recebimento de uma 4ª dose da vacina contra a COVID-19. Para isso, é necessário respeitar um período de quatro meses contados da 3ª dose. As imunizações já estão ocorrendo nas unidades de saúde da sede e do interior.
“Está claro para todo mundo que as vacinas são seguras e salvam vidas. Há vários meses não registramos óbitos por COVID, e isso se deve ao fato de Boa Vista já ter mais de 90% da sua população adulta imunizada. Não há dúvida que com vacina no braço e esperança no peito, venceremos a pandemia”, comemorou o prefeito George Duarte.
A imunossupressão é um estado em que o sistema imunológico não funciona como deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais. São consideradas imunossuprimidas e aptas para o recebimento da 4ª dose as pessoas com alguma das seguintes condições:
– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)
Ascom PMSMBV