Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro tem um indicador criado para medir a qualidade da educação básica no país. Petrolina comemora o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): a Escola Municipal Professora Laurita Leda, Bairro Vila Marcela, obteve nota 5.9. É a maior nota da rede pública e representa que O ensino e a qualidade dos alunos de Petrolina superam a média atingida pelo Estado.
É de Petrolina a lição de esforços e vencer desafios. Atingir o bom índice agora representa uma visão de futuro melhor. O sertão de Petrolina conquista a educação.
O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida.
O Prefeito Julio Lossio comemora o resultado. Baseado no princípio do educador Paulo Freire, aplicando a máxima que um ser consciente e com a qualidade do ensino e o gostar de estudar vai ser capaz de buscar o futuro com esperança. Os alunos de Petrolina podem sonhar com a transformação. Petrolina consegue agora ter uma oportunidade de irrigar a educação. Os frutos começam a brotar.
Hoje, mais do que em outras épocas, se exige do ensino, uma postura alicerçada num processo permanente de reflexão que leve a resultados inovadores no trato da educação.
As boas notas atribuída aos alunos e escolas de Petrolina fizeram pensar na pedagogia de Paulo Freire, Pernambuco, nascido em 1921, no Recife. Este contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Este movimento de ser homem é pensado no seu percurso reflexivo que permite ser objetivado na medida em que é passível chegar aos espaços de formação de um futuro melhor, quer na formação inicial, quer na formação em serviço, a fim de torná-los capazes de transformações necessárias às práticas educativas e pedagógicas.
Nesse sentido, parabéns ao sistema de ensino de Petrolina, pais, alunos, diretores, administradores. A média dessas notas servem como orientação para o processo de formação no que se refere à reflexão crítica da prática pedagógica que implica em saber dialogar e escutar. Educação que supõe o respeito pelo saber do educando e reconhece a identidade cultural do outro.
*Ney Vital- Jornalista em Petrolina. Assessor Prefeito Julio Lossio.
Blog do Banana
