Após sequenciais adiamentos, a visita de Lula (PT) a Pernambuco só deve ocorrer em agosto. É com esse cenário que trabalha o PSB, de acordo com fontes ouvidas sob reserva pela coluna. Apesar disso, petistas continuam se mobilizando para viabilizar uma passagem ainda em julho.
Para as eleições deste ano, o PSB aposta que a associação a Lula vai levar Danilo Cabral ao segundo turno da eleição para o Governo de Pernambuco. Ele disputa com Marília Arraes (SD) a vinculação à imagem do ex-presidente.
“Essa visita de Lula só deve ocorrer mesmo depois das definições de agosto. Quando vier, será pra fazer vídeo, foto e gravar o guia, além de aparecer com Danilo por aqui. Vai ser bom porque já vai poder dizer o número”, afirmou uma liderança do PSB, sob reserva.
A fonte se refere ao fim das convenções partidárias e ao período de registro oficial de candidaturas, que ocorre entre os dias cinco e quinze de agosto. Após o registro da chapa, finaliza-se o período de pré-campanha e os postulantes se tornam, de fato, candidatos.
Enquanto isso, petistas ainda trabalham para trazer Lula ao estado neste mês. O intuito seria fazer uma passagem pelo Recife, Garanhuns e uma cidade que dialogue com a Transposição do Rio São Francisco.
Segundo outros interlocutores, Lula estaria reticente em visitar Pernambuco diante do impasse com o Solidariedade de Marília Arraes. Apesar de declarar apoio oficial a Danilo Cabral, o ex-presidente vem sendo cobrado por um gesto à pré-candidata, que esteve no PT até março último.
O líder petista, em tempo, fez um ‘giro’ pelo Nordeste recentemente e não visitou Pernambuco. Passou pela Bahia, onde foi às ruas de Salvador no dois de julho. Antes, esteve no Rio Grande do Norte, onde se encontrou com Paulo Câmara (PSB).