A campanha de Valmir Assunção (PT-BA) ganhou um reforço para esta reta final, antes das eleições de 2 de outubro. Trata-se do jornalista veterano Chico Pinheiro, que já declarou apoio a candidatos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Pinheiro gravou vídeos de apoios à reeleição de Valmir para deputado federal, Jerônimo para governador e de Lucinha do MST para parlamentar estadual. O jantar de adesão ao projeto encampado por Valmir na Bahia aconteceu na noite da terça-feira (13), mas a agenda do jornalista ex-Rede Globo continua até a quinta (15) em Salvador.
Para Assunção, o apoio de Chico Pinheiro tem um significado que remete o político aos tempos em que articulava a criação do MST na Bahia. “É uma referência importante para o MST e para o país. Ter Chico ao nosso lado é a certeza que estamos trilhando o caminho correto da política, com atuação direta nos assentamentos e acampamentos e no reforço das campanhas de Lula e Jerônimo aqui no estado. Ele ouviu as mulheres durante debate em plenária da companheira Lucinha do MST e esteve ao nosso lado com apoiadores durante um jantar de adesão em Salvador. Também participou de uma plenária com a juventude socialista e declarou estar ao lado do PT”, sintetiza o candidato.
A agenda de Chico Pinheiro na Bahia segue nesta quarta-feira (14) com visita ao terreiro de São Jorge da Goméia, onde foi recebido por Mãe Lucia de Mirinha de Portão. Também foi à Senzala do Barro Preto, na sede do bloco afro Ilê Aiyê. Pinheiro foi recepcionado por Vovô do Ilê e participou de uma revoada de pombas brancas, que anuncia a saída da Deusa do Ébano e o início do desfile de Carnaval do grupo, na subida da ladeira do Curuzu. Teve atividade no Armazém do Campo, no Pelourinho, e gravação de podcast com o candidato a governador Jerônimo e com o senador Jaques Wagner (PT-BA).