O Outubro Rosa já está quase na metade, mas nesta quarta-feira19) tivemos o Dia D da campanha, com o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. Para marcar a data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan (HDM), ambos geridos pela Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) no sertão de Pernambuco, programaram diversas ações.
As duas unidades deram um start nas atividades com a distribuição dos laços rosa, símbolo da campanha, ainda no início do mês. Na terça-feira (18), a UPAE realizou uma palestra com a assistente social Cynthia Sousa.
“Todo ano o Serviço Social em Ação celebra o Outubro Rosa com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde e os pacientes. Buscamos trabalhar sempre com a educação em saúde, e esse é um dos temas mais fortes para nós, pois ainda é bastante alta a incidência do câncer de mama na nossa região”, destaca a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.
Para fechar o mês, a coordenação interdisciplinar está preparando um momento com um profissional médico. “Teremos essa palestra na próxima semana para falar sobre questões mais técnicas mesmo, como autoexame, diagnóstico e prevenção. Acredito que será bem proveitoso”, pontua a gestora da pasta, Rayanne Ribeiro.
Já o HDM, hospital de referência para a saúde da mulher, preparou uma programação toda especial que teve início nesta quinta-feira (20). “Elaboramos uma agenda para a saúde da mulher, pensando nas nossas funcionárias e pacientes. Para isso, vamos ofertar serviços de preventivo, pré-natal de baixo risco, planejamento familiar e puericultura. Também teremos Rodas de conversa e oficinas de práticas integrativas. Serão dias bem movimentados e proveitosos”, assim espera a enfermeira gerente do ambulatório, Tâmara Barreto.
O HDM também se vestiu de rosa. “Colocamos luzes na fachada, bolas, fizemos mural e preparamos muita coisa bacana para promover a prevenção e sensibilização, afinal cuidar das mulheres é a nossa missão”, finaliza.