Consulado italiano, Secretaria do Trabalho estadual e SENAC-PE firmam acordo de cooperação

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Iniciativa beneficiará alunos e professores das áreas de hotelaria e gastronomia
Na última sexta-feira de 2022, dia 30, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto J.B Beccari de Torino e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A notícia foi informada pela cônsul Nicoletta Fioroni, responsável pelo Consulado da Itália no Recife, que inclui os nove estados da região Nordeste.
Pela parte de Pernambuco, participaram como protagonistas das negociações o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, a Gerente Geral de Cooperação Internacional do Governo de Pernambuco, Virgínia Krauss, e o assessor de relações internacionais da SETEQ, Antônio Moura.
Com as assinaturas confirmadas, incluindo a do presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, as comunidades acadêmicas de ambas as instituições manterão seu desejo de colaboração no intercâmbio de professores e estudantes em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Segundo o secretário Alberes, para promover os objetivos e funções que lhes são confiados pela sociedade, é fundamental promover apoio ao ensino, à pesquisa e à difusão cultural.
Antônio Moura, por sua vez, observou que a SETEQ apoiará atividades em Pernambuco e na Itália, que contribuam para o intercâmbio de práticas e inovações que promovam o desenvolvimento da gastronomia e hotelaria dos países parceiros, objetivando o fortalecimento econômico e social do Estado.
Segundo Virgínia Krauss, entre alguns pontos, destacam-se o seguinte: para a execução das atividades contempladas neste Acordo de Cooperação, as partes deverão, durante o último trimestre de cada ano, ou quando designadas, preparar um programa de trabalho anual escrito que contenha as propostas de colaboração na execução dos projetos acadêmicos de seu interesse durante o ano seguinte. O objeto das atividades a serem executadas, bem como as condições inerentes à sua execução.
Diálogo internacional – A gestão do secretário estadual Alberes Lopes, à frente da SETEQ, foi marcada pelo diálogo com países estrangeiros, através de seus consulados no Nordeste. A boa relação internacional se destacou com os países da Alemanha, Argentina, Áustria, China, dos Estados Unidos, da França, Finlândia, Itália, do Japão, de Malta, do Reino Unido.

Fotos: divulgação/Seteq

Related Posts