Dando continuidade ao projeto de reestruturação da Rede Municipal de Saúde de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde ajusta os últimos detalhes para a inauguração da primeira Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município, no bairro Ouro Preto. O espaço foi idealizado para manter e abastecer de modo dinâmico os estoques de insumos e medicamentos com a qualidade e a quantidade adequadas para atender as necessidades da população.
De acordo com a coordenadora de assistência farmacêutica do município, Maria Thereza Morais, a CAF possibilitará a qualificação da infraestrutura de armazenamento e da distribuição dos medicamentos. “A partir de agora, nós teremos um espaço com qualidade para armazenar os medicamentos e fazer com que eles cheguem às unidades de saúde em tempo hábil e na quantidade necessária”, explicou a coordenadora, ressaltando que organizando o fluxo de entrada, além do armazenamento e saída dos medicamentos será possível evitar problemas como o desabastecimento de alguns itens nas unidades de saúde.
“Petrolina cresce de modo acelerado e precisa ser preparada para o futuro. Por isso, construímos a Central de Abastecimento Farmacêutico, prevendo esse crescimento da cidade. Um espaço amplo, que atenderá às necessidades do município por muitos anos”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, esclarecendo que o município nunca teve um espaço adequado às normas para o armazenamento dos medicamentos.
Em anexo à estrutura da Central, há também uma área de almoxarifado onde serão guardados insumos e materiais usados nas estruturas de saúde do município.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Petrolina
Blog do Banana