Fevereiro Roxo: Pacientes da UBS do CSU participam de atividades de conscientização sobre fibromialgia

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e a faculdade UniBras desenvolveram atividades com a temática da campanha Fevereiro Roxo, que promove ações de conscientização sobre doenças crônicas. Na manhã desta quinta-feira (23), estagiários do curso de fisioterapia da faculdade e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizaram uma roda de conversa a respeito de Fibromialgia na Unidade Básica de Saúde do CSU.

Cerca de 40 pessoas receberam orientações e folders com informações sobre a doença, participaram de dinâmicas, ginástica laboral e ainda saborearam um lanche. “A equipe organizadora abordou a fibromialgia a partir de uma perspectiva física e emocional, por se tratar de uma doença incurável o paciente precisa aprender a conviver com as dores que ela provoca, o que também afeta a sua saúde mental”, explicou a diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ilane Costa.
Campanha Fevereiro Roxo

A cor roxa foi escolhida para simbolizar o alerta a respeito da Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer, doenças crônicas e incuráveis. O objetivo da ação é orientar a população para que elas sejam identificadas ainda na fase inicial, para que seus sintomas sejam controlados ou retardados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por estas patologias.

Fibromialgia – apresenta dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. A patologia está relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge. Mulheres entre 35 e 50 anos, representam cerca de 90% dos casos, mas também podem se manifestar em crianças, adolescentes e idosos. A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante.

Doença de Alzheimer (DA) – é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente.

Lúpus – é uma doença autoimune em que as células do sistema imunológico saem de controle e passam a atacar as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa. Mais comum em mulheres do que homens, ela pode afetar diversos sistemas do corpo, como articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

Texto: Marcela Cavalcanti – ASCOM SESAU

Related Posts