Cursos de Psicologia e Direito promovem prática pela proteção psicológica e jurídica
A UNINASSAU Petrolina passa a contar a partir da próxima quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, com o Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Sociojurídico a Mulheres Vítimas de Violência (NAPS) que oferecerá assistência psicológica e jurídica de forma gratuita. A iniciativa faz parte do novo projeto de práticas de estágio dos cursos de Psicologia e Direito da Instituição, em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e a Clínica-Escola de Psicologia, e está integrada ao Projeto Ubíqua do grupo Ser Educacional.
O coordenador do curso de Direito da UNINASSAU Petrolina, Lucas Carvalho, frisa a importância do serviço para a população. “Pautas como a violência contra a mulher necessitam ganhar visibilidade durante o ano inteiro e o acolhimento às mulheres que passam por essa situação não pode se restringir ao mês de março. Reconhecendo isso, a unidade buscou incluir a temática dentro das práticas de estágio, e a partir de agora os estudantes terão a oportunidade de lidar com ela de forma mais humanizada”, afirma.
A professora do curso de Psicologia da Instituição, Layane Souza, explica que o objetivo da prática também é capacitar os estudantes dos últimos períodos destes dois cursos para prestarem assistência às mulheres em situação de violência. “A proposta é dar suporte às vítimas em todas as etapas com um acolhimento inicial, acompanhamento psicológico, construção de um plano de segurança individual, e até orientação e monitoramento sociojurídicos de possíveis demandas judiciais, sempre pensando formas de enfrentamento a essa realidade de vulnerabilidade”, comenta.
Os atendimentos oferecidos podem ser individuais ou em grupo, e serão realizados pelos alunos dos cursos sob supervisão profissional. Para esse lançamento, haverá um evento destinado aos profissionais e estudantes que acontecerá na própria unidade.