A Política é uma Arte. Entretanto, ela também é uma Ciência e é um Movimento. Existem estes três olhares! Ela é sim uma Arte, enquanto construção interativa nos meios; É Ciência, enquanto conceito social; É o Movimento, enquanto fator mobilizador em constante reagrupamento pelos diversos nichos. Ela é multifocal!
Toda ação política motivada por fatores passionais, tais como: mágoa, rancor e similares, terá uma vida curta. Ainda que tenha até uma aparente vitória, por um breve tempo. Isso porque Política é para ser pensada, analisada em seus contextos e construída suas ações a partir da visão de fatos e realidades, jamais estimulada por impulsos ou devaneios.Todos que assim agirem, não irão muito longe. Salvo algumas raríssimas exceções, as quais também não irão muito além se persistirem no mesmo erro passional.
É preciso pensar e respirar a Política. Ela é algo dinâmica e muda o tempo todo. E todos que negligenciarem isso, não terão futuro algum a desenvolver nela. Quem insistir se movimentar na Política motivado pelo rancor da derrota ou apenas movido pelo romantismo ideológico, sem ter estratégias factuais, exequíveis e bem definidas, jamais chegará ao poder. Ainda que disponham de muitos recursos para campanha. Pense e aja, politicamente!