Com planejamento e responsabilidade fiscal, Instituto de Previdência de Juazeiro segue apresentando resultados positivos

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) continua a obter resultados favoráveis em suas aplicações e a aumentar seu patrimônio financeiro, graças a um planejamento cuidadoso e responsabilidade fiscal. No período de janeiro a março de 2023, registrou um ganho de cerca de 8,4 milhões de reais. Esse êxito se deve às medidas adotadas pela administração atual, que tem investido em aplicações seguras e lucrativas.
O IPJ reforça seu compromisso com a transparência e a gestão responsável dos recursos previdenciários, cumprindo sua obrigação legal de expedir demonstrativos das políticas de investimentos e das aplicações e investimentos de recursos. “Esses documentos são rigidamente fiscalizados pela Secretaria da Previdência Nacional e pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, garantindo a prestação de contas de forma clara e objetiva aos beneficiários”, disse o diretor executivo do IPJ, Marcos Jorge de Sá.
Resolução CMN
Além disso, o Instituto segue as diretrizes da Resolução CMN n. 4.963/2021 do Conselho Monetário Nacional, que estabelece as estratégias de alocação de recursos por fundos de previdência. Essas diretrizes garantem que os recursos investidos sejam geridos de forma responsável, visando a segurança e o benefício dos beneficiários do instituto.
“Conseguimos um excelente resultado e atingimos esse rendimento, o que dá mais solidez e credibilidade para o IPJ. Estamos sempre atentos ao mercado financeiro nacional e internacional, além disso buscando os melhores investimentos, e assim gerando bons frutos para a administração municipal e, consequentemente, para a sustentabilidade do IPJ”, concluiu Marcos Jorge de Sá.
Avaliação atuarial
A avaliação atuarial também é uma importante medida adotada pelo IPJ para garantir a margem de segurança das obrigações previdenciárias. Esse estudo técnico monitora o equilíbrio econômico-financeiro do RPPS presente e futuro, assegurando que as obrigações previdenciárias sejam cumpridas de forma consistente. De acordo com o estudo, foi constatada uma redução do déficit atuarial, o que permitiu a redução da taxa especial de forma legal e consistente.
Todas as decisões tomadas pela gestão atual são baseadas na legislação federal, tanto no que diz respeito aos investimentos quanto ao cálculo atuarial, e todos os processos de fiscalização estão sendo conduzidos de acordo com as leis vigentes.
Texto: Gabriel Filliph – Ascom IPJ/PMJ

Related Posts