UPAE/IMIP de Petrolina forma jovens em seu primeiro emprego

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Vanessa Aquino tem 21 anos, é estudante de economia, e seu primeiro emprego está sendo na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE). Ela entrou no serviço há 6 meses, através de uma seleção feita pelo Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE), faz parte do Programa Jovem Aprendiz, atualmente está rodando no setor de almoxarifado e já adquiriu bastante experiência para enfrentar o mercado de trabalho.
Assim como Vanessa, outros 5 jovens também fazem parte do Programa e estão tendo seu primeiro emprego na UPAE. Em quase 10 anos de parceria com o Programa, a Unidade já preparou mais de 100 jovens, de 14 a 24 anos, para o mercado de trabalho, possibilitando um aprendizado mais profundo e um exercício da prática profissional mais consistente, sem que isso atrapalhe os estudos.
Sobre a experiência, Vanessa ressalta o benefício de ter no currículo uma instituição ‘de peso’: “Quando soube que a seleção era para a UPAE fiquei muito feliz, pois a gente sabe a importância que essa Instituição tem no âmbito da saúde. Com pouco tempo nós já observamos a organização, seriedade e compromisso da Unidade com os seus usuários e funcionários. Toda equipe é muito disponível para ensinar e tirar dúvidas, e com certeza, sairei daqui muito mais preparada”, acredita.
Para a coordenadora administrativa/financeira da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar, a satisfação é toda da Unidade em poder participar da formação profissional destes jovens. “É muito bom poder atuar como ‘escola’. Trabalhamos com o tripé do ensino, pesquisa e assistência e nós procuramos seguir à risca essa orientação. O Programa Jovem Aprendiz tem nos trazido surpresas muito boas, tanto é que efetivamos vários jovens e sempre estamos em processo de contratação daqueles que mostram resultado. Tivemos recente o Dia do Jovem Aprendiz [24 de abril] e nós não poderíamos deixar de fazer essa homenagem e reconhecimento”, ressalta.
“Para participar do programa o primeiro passo é cadastrar o currículo no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e se enquadrar no perfil exigido. Depois é esperar. Assim que surge uma vaga eles chamam para a entrevista e a gente recebe uma carta de encaminhamento. Antes de ingressar no trabalho, passamos 25 dias fazendo um treinamento no CIEE e durante a vigência do contrato nós trabalhamos 4 dias na empresa, de 8 às 12h, e um dia por semana fazemos um curso profissionalizante de assistente administrativo. Ao final, saímos com o certificado, a experiência no currículo e muita aprendizagem na bagagem”, destaca a estudante de economia.
Maiores informações sopre o Programa pelo telefone(87) 3862-5165 – (CIEE Petrolina).

Related Posts