Graças ao aporte financeiro da Prefeitura de Petrolina, o constante atraso de salários deixou de ser uma realidade para os servidores da Faculdade de Petrolina (Facape). O cenário de incertezas acerca dos salários mudou completamente há um ano, quando a equipe de intervenção assumiu a gestão da autarquia com o compromisso de buscar o equilíbrio financeiro da instituição.
Desde então, o suporte financeiro concedido pela prefeitura garantiu salários pagos rigorosamente em dia e ainda a quitação de débitos atrasados referentes aos meses de fevereiro, março e abril de 2022. Os primeiros débitos começaram a ser pagos já no início da intervenção e para avançar com as quitações, a instituição iniciou nesta quarta-feira (3) o pagamento da última parcela em atraso referente a 50% do salário de abril contemplando cerca de 200 servidores.
A diretora-presidente da Facape, Larissa Soeiro, ressalta que a situação financeira da instituição ainda é delicada, e que, sem o aporte financeiro da Prefeitura de Petrolina, a faculdade não conseguiria manter a folha salarial em dia. “A última parcela dos salários em atraso começou a ser paga ainda nesta quarta-feira, com isso, temos um compromisso cumprido. Já avançamos muito no processo de reestruturação, mantendo a folha rigorosamente em dia, porém a faculdade ainda não consegue manter suas contas sem esse suporte da gestão municipal”, explicou.
De acordo com os levantamentos, as dívidas encontradas pela equipe interventora eram de quase de R$ 6,5 milhões. Agora, com todos os salários em dia, a equipe trabalha para quitar apenas atrasos referentes ao décimo terceiro salário dos servidores que já está em fase de planejamento financeiro. Além da quitação de salários, a equipe aponta outros avanços na gestão da autarquia como pagamentos atrasados a fornecedores e a implantação do primeiro curso de Medicina.
A equipe interventora assumiu a gestão da autarquia em maio de 2022 atendendo solicitação da própria Facape diante da situação de indisponibilidade financeira da instituição.
Magnólia Costa – Assessora de Comunicação da Facape