Capacitação e eventos juninos reforçam potencial turístico do Mercado do Rio Vermelho

Por Ricardo Banana
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A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realiza, neste mês, cursos de capacitação para 120 comerciantes e funcionários do Mercado do Rio Vermelho, antiga Ceasinha, em Salvador. As atividades abordam os seguintes eixos temáticos: produção associada ao lazer, empreendedorismo, qualidade no atendimento, boas práticas na manipulação de alimentos e bebidas e características dos segmentos turísticos.
De acordo com o gerente-geral do mercado, Paulo Henrique Martins, a capacitação era reivindicada pelas categorias que atuam no espaço. “Acho essa iniciativa da Setur-BA interessante, pois dá aos permissionários das lojas e funcionários a condição de atualizar conhecimentos e aplicar o aprendizado para atender bem o cliente. Já tem um bom tempo que a gente esperava por isso”.
A vendedora Rosa Maria Lins, 18 anos, está animada com a oportunidade. “Recebo muitos turistas procurando acarajé, abará e requeijão. Acho que esse curso vai me ajudar bastante. Gostei das dicas e ensinamentos, que têm tudo a ver com o que a gente vivencia no dia a dia”, relatou.
“A capacitação é importante, porque esclarece uma série de dúvidas e serve para a gente reciclar a nossa atividade”, completou a lojista Vírginia Porto, 69 anos, que há mais de três décadas mantém um box no local.
A Setur-BA também vai montar uma programação junina para o Mercado do Rio Vermelho, com o objetivo de reforçar o potencial turístico do equipamento. A ideia é que, no próximo mês, grupos de forró animem os finais de tarde, na praça de alimentação. “Queremos aproveitar a vocação da antiga Ceasinha para point turístico. O equipamento, que já oferece gastronomia, artesanato e cultura, vai ganhar novas atrações no mês do São João, com muito forró e outras manifestações artísticas. Vamos convidar as agências de receptivo para nos ajudar na divulgação”, explicou o superintendente de Promoção e Serviços da Setur-BA, João Henrique Paolilo.
A ação promocional do órgão de turismo será em parceria com a empresa Enashopp, que administra o mercado, por meio de contrato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), responsável pelo empório da agricultura familiar que existe no local. O centro de compras possui 130 boxes, que oferecem uma variedade de produtos usados na gastronomia, lojas de artesanato e floriculturas, cafés, restaurantes e estacionamento com 240 vagas. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, e no domingo, das 7h às 14h, sendo que a área gourmet encerra às 16h.

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