A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) promoveu, na última semana (22), um curso de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) para médicos e enfermeiros do serviço, visando aprimorar os conhecimentos e habilidades necessárias para lidar com emergências médicas que requeiram intervenção imediata.
O curso foi ministrado pelo coordenador médico da UPAE, José Roberto Coelho, cardiologista com ampla experiência em emergências médicas e reanimação. Durante o treinamento, os participantes puderam aprender e praticar as técnicas de RCP, uso de desfibriladores automáticos externos (DAE) e Intubação Orotraqueal (IOT).
Também foram abordados temas como o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória, a identificação de situações de emergência e a comunicação efetiva em equipe.
Para a UPAE Petrolina, investir na capacitação de sua equipe é fundamental para garantir a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. “Estamos comprometidos em oferecer um atendimento de excelência e, para isso, é fundamental que nossa equipe esteja treinada e capacitada”, destaca o coordenador.
O curso de RCP é o segundo módulo do I Curso de Emergências da UPAE, que teve início no dia 31 de maio, e tem seu último encontro agendado para 29 de junho. “Começamos com urgências e emergências hipertensivas, passamos pela RCP e vamos concluir com Protocolos Clínicos para Síndromes Coronarianas. Um pacote completo para a nossa equipe do Pronto Atendimento, visando oferecer um atendimento cada vez melhor, resolutivo e humanizado à população”, complementa o médico.
Vale ressaltar que para realização do curso teórico prático de RCP, a UPAE contou com o apoio e parceria do Hospital Universitário (HU – Ebserh), através da professora Paula Maduro, que disponibilizou o laboratório de simulação para a aula. “Ao HU a nossa gratidão pelo fortalecimento da parceria entre as instituições de saúde”, finaliza José Roberto.