Cães abandonados invadem Cabrobó, município não tem uma política de controle sanitário

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Cabrobó entregue aos cachorros. Sem política sanitária na cidade e desuso do Centro de Zoonoses, o cenário no município de Cabrobó é de completo abandono, cães se concentram no centro da cidade e colocam em risco a saúde pública.
As imagens dos animais circulando foram enviadas por populares de Cabrobó preocupados com a quantidade de animais soltos na cidade e sem uma ação do poder público para enfrentar este problema. “Aqui até tem um centro de zoonoses, mas não é utilizado para acolher os animais, tratar cm vacinas e fazer um controle sanitário”, desabafa o leitor do blog.
A questão é de saúde pública e cabe o governo municipal buscar alternativas para proteger a população, pois o cão infectado pode causar muitos danos à saúde humana. Várias doenças zoonóticas podem transmitidas, como doença da arranhadura do gato, causada pela bactéria bartonella henselae; e outras doenças como a giardíase; ancilostomíase; leptospirose; raiva; micose; lombriga e sarna sarcóptica.
No Código Penal, o abandono de animais é considerado crime, sob pena de detenção e multa e responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal.
Assista o vídeo: 
Da Redação

Related Posts