Investimentos em escolas, valorização profissional, assistência estudantil e inovação marcam a educação municipal nos 145 anos de Juazeiro. A gestão Suzana Ramos, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), vem consolidando um modelo de Educação inédito, realizado com recursos próprios, alcançando uma série de melhorias na educação municipal e reforçando o compromisso com o ensino público, por meio de uma gestão de excelência.
De acordo com a prefeita Suzana Ramos, o incentivo ao ensino e investimento permanente são ações que vêm sendo fortalecidas pela gestão municipal. “Todo investimento realizado é parte do compromisso de uma gestão que acredita que o caminho da Educação pode ser transformador. Fico muito feliz em acompanhar que o setor tem alcançado avanços e conquistas de grande benefício para a população, educadores e estudantes, potencializando o desenvolvimento pedagógico da nossa Juazeiro”, comentou a gestora.
Nesses dois anos e sete meses de gestão já são contabilizadas 54 escolas reestruturadas, e 11 estão com obras em andamento na sede e no interior. Mais de 60 escolas farão parte da nova composição do modelo de gestão escolar, com unidades de ensino requalificadas, climatizadas, mobiliário novo e mais confortável, parques infantis, assistência estudantil, valorização profissional e inovação.
Nesse cenário de desenvolvimento, a atual gestão sancionou a Lei 3.812 de 2023 que eleva o piso salarial dos profissionais da educação em 15%, consagrando políticas públicas de valorização da educação e de seus profissionais, desde o cumprimento de ações previstas no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) à promoção de formações continuadas que ampliam a qualificação dos profissionais e geram impactos positivos no desempenho dos estudantes.
Além disso, iniciativas pioneiras marcam as conquistas da administração pública atual, são exemplos disso, a Escola de Idiomas, que oferece o ensino de línguas estrangeiras e Língua Brasileira de Sinais (libras), e o Espaço Humanizar, que dispõe de equipe formada por multiprofissionais, com o objetivo de promover atividades que fortaleçam processos inclusivos na educação, prestando assistência aos estudantes e profissionais da educação municipal.
As ações pioneiras na educação, também inclui a implantação da TV Escola Web Juazeiro – Canal do Saber, disponível em plataforma digital no endereço tvescola.juazeiro.ba.gov.br, com propostas que contemplam, principalmente, conceitos, cenários e linguagens da nossa região, fortalecendo ainda mais, a aprendizagem dos alunos por meio da transmissão de conteúdos educativos autorais e contextualizados.
Educação premiada
Concorrendo ao ‘Prêmio Band Cidades Excelentes’, da TV Band Bahia, na categoria “Educação”, a gestão Suzana Ramos foi premiada por boas práticas em gestão municipal pelo segundo ano consecutivo.
Avaliada como referência de excelência educacional no maior evento de educação e tecnologia da América Latina, o Bett Educar, a gestão Suzana Ramos foi reconhecida como referência de práticas pedagógicas interdisciplinares no uso de tecnologias.
Protagonismo tecnológico
O uso pedagógico da tecnologia na Educação Básica municipal, também conquistou espaço de destaque nacional. Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber chips com banda larga gratuita para estudantes, através do Programa Internet Brasil. O município também foi a única cidade baiana escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Inovação Educação Conectada.
Estreando mais uma iniciativa do Governo Federal, Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber um projeto pioneiro da gigante Huawei, com a implantação da tecnologia Wi-Fi 6, somado a entrega de 30 tablets e uma TV 65 polegadas smart classe, todos equipamentos de última geração para o melhor aproveitamento dos benefícios oferecidos pela tecnologia.
O protagonismo tecnológico também conta com projetos como ‘Maluquinho por Robótica,’ ofertado nos Anos Iniciais, ‘Explorum’, disponível para os Anos Finais, ‘Alfabetização e Letramento Digital’, exclusivo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ‘Minecraft Educacional’, que promove engajamento em sala de aula através da metodologia da gamificação.
Faz parte desse conjunto de avanços, a criação do portal EducaJuá, que integra soluções simples, através de um sistema de automação de tarefas na gestão.
Mais ações

