Luiz Gonzaga Lucena de Mendonça, LUIZ MENDONÇA ou Lourinho, foi o intérprete de JESUS e o primeiro diretor do espetáculo DRAMA DO CALVÁRIO na vila de Fazenda Nova em Pernambuco na década de 1950, e o PRIMEIRO JESUS na PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM em 1968.
Mendonça era filho de Epaminondas e Sebastiana Mendonça, criadores do Drama da Paixão ,e irmão de Diva Pacheco.
Radicado no Rio de Janeiro desde 1964, ele foi ator, diretor de teatro, dramaturgo, teatrólogo, produtor, e professor de Artes Cênicas. Atuou em teatro, cinema e televisão.
Foi um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular de Pernambuco e premiadíssimo por seus grandes trabalhos na cidade maravilhosa, entre eles o PRÊMIO MOLIÉRE, com o espetáculo Viva o Cordão Encarnado.
Foi perpetuado com o seu nome em dois importantes equipamentos culturais: O TEATRO LUIZ MENDONÇA em Recife, e o NINÕ DAS ARTES LUIZ MENDONÇA no Rio de Janeiro. E ainda tem a sua ESTÁTUA ( PIETÁ), ele como Jesus e Diva Pacheco como Maria, na frente das MURALHAS DE NOVA JERUSALÉM.
Era casado com a maravilhosa atriz ILVA NINÕ, e pai do grande ator e diretor LUIZ CARLOS NINÕ.
Grandes artistas foram lançados no palco por Mendonça, entre eles: José Wilker, Tonico Pereira, Elba Ramalho, Elke Maravilha, Tânia Alves, Nádia Carvalho e Imara Reis.
Nasceu no dia 05 de julho de 1931, no Brejo da Madre de Deus em Pernambuco, e faleceu no dia 29 de julho de 1995 no Rio de Janeiro.
Quem conheceu Mendonça, guarda a memória de um dos maiores gigantes da cultura brasileira!