A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), intensificou o acolhimento das pessoas em situação de rua, sobretudo, neste período de noites mais frias.
A ação está sendo conduzida pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) em parceria com as equipes do CREAS e do Centro Pop. De acordo com a secretária executiva de Assistência Social, Francinete Panta Nery, a proposta é percorrer os principais pontos da cidade, realizando acolhimento da população em situação de rua e encaminhá-la para o Abrigo Municipal, onde terá acesso a alimentação, banho, kit higiene, dormitórios e lavanderia, além de uma equipe multidisciplinar que dará os devidos encaminhamentos.
“A nossa equipe de Abordagem Social percorre diariamente as ruas de Petrolina para oferecer atendimento e acolhimento a população em situação de rua, mas a orientação do prefeito Simão Durando é intensificar o trabalho, principalmente nesse período de inverno, para amparar e proteger essas pessoas das noites frias”, esclarece Francinete.
A ação, que iniciou na última segunda-feira (10) já acolheu 11 pessoas em situação de rua, que decidiram ser encaminhadas ao Abrigo Municipal. José Erlandio Leite Rocha, 52 anos, nasceu em Salgueiro e vive em situação de rua há 19 anos. “Cheguei em Petrolina em novembro do ano passado. Estou feliz em deixar as ruas e receber uma segunda chance. Agradeço a vocês por acreditarem em mim e me darem essa chance”.
A população também pode colaborar. Caso encontre alguém em situação de rua que precise de alojamento, basta entrar em contato pelo telefone: (87) 3983-1016.