Sintraf tem programação especial no Dia do Agricultor Familiar

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A última semana de Julho é marcada por duas datas representativas, sobretudo nas áreas interioranas do país: o Dia do Agricultor Familiar (25) e o Dia do Agricultor (28). E para celebrar, o Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf ) programou uma semana especial , com brindes e  café da manhã.

A programação teve início nesta segunda (24), quando os agricultores familiares participaram do “estouro de balões “. houve sinalizadores de brindes como liquidificador, ferro de passar, cafeteira, dentre outros; bem como descontos imperdíveis para inadimplentes e, quem está atualizado  com o Sindicato,  poderá ter gratuidade em algumas mensalidades.  Essa dinâmica se estenderá ainda entre quarta (26) e sexta (28). Já na terça (25), haverá um café da manhã na sede do Sindicato e quem estiver por lá poderá ainda concorrer a surpresas com os estouros dos balões.

“Os agricultores familiares merecem ser lembrados todos os dias , porque é através de sua determinação e seu trabalho, que diversos alimentos chegam às mesas das pessoas, na merenda escolar, nos mercados. Essa categoria deve ser sempre homenageada, sobretudo,  com a efetivação de politicas públicas que possam garantir uma melhor qualidade de vida e acesso a benefícios sociais, jurídicos e econômicos. Nesta semana, em especial, estamos reafirmando  nosso compromisso com cada agricultor familiar da região , ao mesmo tempo em que parabenizamos por todo histórico de luta, garra , conquistas e perseverança “, destaca a presidente do Sintraf Petrolina,  Isalia Damacena.

Em Petrolina, há uma média de sete mil agricultores familiares que produzem frutas, verduras, hortaliças, grãos,  que são  comercializados nas feiras, mercados e abastecem ainda programas governamentais , como os de distribuição de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social ,  Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar. Há que se ressaltar ainda a criação de animais e a produção de mel .

A categoria é representada pelo Sintraf, que através de sua diretoria, efetiva parcerias com diversas instituições e entidades públicas,  sempre com o intuito de abrir espaço e consolidar a importância da Agricultura Familiar local.

Representando legalmente a categoria, o Sintraf tem trânsito livre em reuniões, encontros, assembleias e eventos nos Ministérios,  prefeituras, governo Estadual , órgãos como Codevasf e Embrapa. “Vamos aonde tem as oportunidades e parcerias que fortalecem a agricultura familiar.  Nosso trabalho é árduo e constante,  mas apesar das adversidades que surgem, a gente sabe que está no caminho certo ” , pontua Isalia.

Com informações da Ascom

Related Posts