O programa de voluntariado Transforma Petrolina e o Projeto Carência Menstrual iniciaram esta semana uma série de ações sobre saúde da mulher para enfrentar uma questão global que afeta meninas e mulheres tanto pela falta de informações básicas quanto pela discriminação na escola, trabalho e outros espaços públicos devido a equívocos sobre o período menstrual.
As ações são idealizadas pelo Projeto Carência Menstrual, que é uma iniciativa social de Goiânia e que integra o Rally Educação, que é uma startup de impacto socioeducacional que tem como objetivo enriquecer o processo de ensino e aprendizagem nas cidades que fazem parte da rota do Rally dos Sertões. Nessa expedição, o projeto conta com a parceria do Transforma Petrolina no mapeamento dos territórios que serão atendidos e nas palestras que serão ministradas sobre a temática pela médica voluntária, Mariana Afra de Carvalho.
Ao todo, a série de ações distribuirá 5 mil pacotes de absorventes para as mulheres e meninas de Petrolina. De acordo com a organização do projeto, a novidade na expedição 2023 será o “Cartão Carência Menstrual”, que dará o direito 100 mulheres em situação de extrema necessidade receberem dois pacotes de absorventes por mês.
As ações programadas serão realizadas nesse sábado (12), em Nova Descoberta, no domingo (13), em Izacolândia e na segunda-feira (14) no Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (CRELPS), no bairro Henrique Leite. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a união de esforços para tratar dessa temática transforma a vida dessas mulheres. “ A dignidade menstrual desempenha um papel vital no empoderamento e bem-estar dessas mulheres. Nos preocupamos em levar uma abordagem inclusiva, que abrange mais do que apenas o acesso a absorventes higiênicos, mas, direitos também’, afirma.
Com informações da Ascom PMP