A promoção da saúde da gestante é prioridade para Prefeitura de Petrolina, pois garante o cuidado integral, fortalecendo a qualidade de vida tanto da mãe, quanto do bebê. Desse modo, o município conta com um equipamento que é referência em pré-natal de alto risco, o Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM). Este ano 3.400 consultas já foram realizadas.
Um pré-natal de alto risco se refere ao acompanhamento que será feito com uma gestante que tem uma doença prévia ou que apareça durante a sua gravidez, isso sugere que essa seja uma gestação que precisa de atenção. A médica, Renata Teixeira, explica as três condições e risco na gravidez “Existem três fatores que devem ser observados, as mulheres com doenças crônicas, aquelas que já tiveram uma gestação anterior de alto risco ou aquelas grávidas, que no decorrer da gestação, apresentem alguma alteração ou doença que ofereça risco tanto para mulher como para o bebê”, ressalta.
No CRM são realizadas consultas e exames para o acompanhamento da gravidez, como ultrassonografias, exame de curva glicêmica e acompanhamento com psicólogo. A diretora da Atenção Especializada, Stephanie Souza, explica como as gestantes podem ter esse acompanhamento pelo município. “É muito importante que a mulher assim que descobrir a gravidez, comece a fazer o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde. Se o profissional identificar qualquer anormalidade, ela será encaminhada para o CRM, para passar por avaliações mais complexas, com o intuito de garantir uma gestação mais saudável e um parto seguro, assim como orienta o prefeito Simão Durando”, destaca.